Header Ads

Como anda a IAM no Brasil?



Atualmente, a Pontifícia Obra da Infância Missionária no Brasil conta com mais de 30 mil grupos, envolvendo, pelo menos, 500 mil crianças e adolescentes. Os grupos têm-se multiplicado continuamente, em meio a grande entusiasmo, com abundantes frutos para nossas Igrejas diocesanas. Os pequenos-grandes missionários — presente de Deus para o futuro da Igreja e do mundo — já estão, como vemos, exercendo o seu protagonismo.

Visando uma caminhada bem organizada da Infância  e Adolescência Missionária, de 1997 para cá as Pontifícias Obras Missionárias sempre realizaram Encontros Nacionais com os assessores que representam a Obra nas diversas regiões do Brasil. O primeiro encontro aconteceu de 13 a 16 de fevereiro de 1997, na Sede Nacional das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília, DF. Neste encontro, definiu-se que, no Brasil, os Encontros de Formação não se chamariam ESAMs, (Escola de Animadores Missionários), mas EFAIMs (Encontros de Formação para Assessores da Infância Missionária). Assim, sucessivamente a cada ano, reúne-se a equipe Nacional da Infância Missionária, composta pelos representantes de todos os estados de nosso país.

Numa parceria com os coordenadores estaduais, com o apoio do Secretariado Geral da Infância e Adolescência Missionária, de Roma, as Pontifícias Obras Missionárias têm promovido, em todo o Brasil, Encontros de Formação para Assessores da Infância e Adolescência  Missionária (EFAIAMs). De 2011 a junho de 2012 foram realizados 152 encontros, com a participação de quase 6 mil assessores, crianças e adolescentes. Toda esta formação tem-se multiplicado através dos repasses, dos encontros, em diversos níveis, bem como por meio da realização dos Encontros de Líderes Missionários Infantis (ELMIs) e Encontros de Líderes Missionários Adolescentes (ELMAs).

Para ajudar esta caminhada, as Pontifícias Obras Missionárias têm produzidos novos materiais e agora está inserida em todo o mundo virtual, no intuito de ajudar a criar uma cultura missionária, desde a infância.

Sugestões para o Grupo
Tema: A IAM do Brasil está em comunhão com a IAM em todo o mundo.
Objetivo: Celebrar as nossas conquistas em sintonia com a caminhada da IAM em diferentes culturas.
Oração da IAM para ajudar na Reflexão: Pela vossa Santa Infância, ó Jesus, compadecei-vos das pobres crianças que não vos conhecem. Protegei-as e enviai muitos missionários para que elas vos conheçam e tenham vida em abundância. Amém!
1ª. Semana: Ap 2, 25-19 (refletir que é preciso não apenas ser amigo de Jesus e também fazer amigos para Ele).
2ª. Semana: Mt 5,13-16 (refletir como é possível ser luz para os outros).
3ª. Semana: Jo 15,9-17 (refletir até quando vai a nossa missão aprendida na IAM).
4ª. Semana: Mt 28,16-20 (refletir com nossos pais sobre o nosso testemunho depois que entramos na IAM)

Pe. André Luiz de Negreiros - Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.