Famílias Missionárias preparam subsídio próprio



A sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília, acolheu nos dias 4 e 5, a segunda reunião para articular a proposta de mais uma atividade de animação missionária da Pontifícia Obra Propagação da Fé: as Famílias Missionárias. Participaram oito casais das cinco macrorregiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) especificamente dos estados de: Tocantins (Luzia e José Domingos de Palmas); Pará (Ellen e Rubens de Abaetetuba); Distrito Federal (Irene e Cândido do Gama); São Paulo (Renata e Robson de Franca); Paraná (Carolina e Renato de Irati); Maranhão (Raquel e Hélio de São Luis); Rio Grande do Norte (Elaine e Randenclécio de Natal) e Sergipe (Ana Maria e Genilson de Lagarto).

Oração com o ofício divino, leitura da ata anterior e repasse do que se havia preparado na reunião anterior, foram algumas das atividades da reunião. Os participantes assistiram também a todos os testemunhos do DVD da Campanha Missionária 2012, com o objetivo de incentivar a vivência da missão ad gentes.


A preparação do subsídio, proposta que iniciou na primeira reunião, teve a tradução de alguns textos do guia da família missionária do Paraguai. “Estudamos os temas traduzidos pelos casais e vimos que seria melhor preparar as diretrizes das famílias missionárias, assim, tendo o objetivo das Famílias Missionárias, teremos a base para elaborar o subsídio das reuniões”, comentou o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, padre Marcelo Gualberto.

Famílias Missionárias
Atividade de animação missionária da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. Presente em mais de 150 países já com seus 170 anos de fundação e que agora começa a dar seus primeiros passos no Brasil.

A partir da experiência da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e da Juventude Missionária (JM), agora as Pontifícias Obras Missionárias (POM) começa a trabalhar as Famílias missionárias no Brasil. “A partir do objetivo geral e específico teremos um material que ainda está sendo elaborado por esta equipe, bem como toda a metodologia das POM que é usada na IAJM, mas adaptada para a realidade familiar”, explicou padre Marcelo.


Objetivo Geral das Famílias Missionárias:
Promover a consciência da missão universal nas famílias, como Igreja doméstica, despertando vocações missionárias comprometidas com o anúncio do Evangelho e a favor da Vida.

Objetivos Específicos das Famílias Missionárias:
- Fortalecer as famílias missionárias a viver em estado permanente de missão na ternura do amor cristão;
- Realizar encontros das famílias missionárias para escuta, reflexão e partilha de vida;
- Desenvolver atividades de formação e animação missionária com as famílias;
- Despertar a vocação missionária Além–Fronteira e Ad Gentes nas famílias;
- Articular ações conjuntas com pastorais, movimentos, organismos e entidades que trabalham com a ética e a promoção da dignidade humana;
- Estimular projetos de inclusão social e sustentabilidade levando as famílias evangelizadoras à comunhão fraterna com as famílias evangelizadas;
- Incentivar intercâmbio entre as famílias missionárias.

FONTE: POM - http://www.pom.org.br

Postar um comentário

0 Comentários