AMÉRICA/EQUADOR - A "Carta de niñas" para tutelar as meninas contra maus-tratos e abusos


78% dos menores no Equador sofreram maus-tratos dentro de suas famílias. Para fazer frente a esta chaga, os delegados da organização das Nações Plan International lançaram um projeto que prevê que as crianças escrevam cartas nas quais descrevam suas situações. A finalidade de "Carta de niñas" é tornar visível o problema e alimentar o interesse e o empenho da sociedade por um futuro livre da violência. Segundo as estimativas do Ministério do Interior, 18 % das mulheres que sofrem violência no Equador foram vítimas de abusos pela primeira vez aos 10 anos de idade. "Carta de niñas" segue a linha do projeto "Cartas de Mujeres", com o qual foram coletadas mais de 10 mil cartas escritas por mulheres equatorianas que contaram histórias de violência física e psicológica, além de uma infinidade de abusos sofridos.

Este projeto começou em novembro do ano passado com a finalidade de transformar as desigualdades entre homens e mulheres e permitiu interromper o longo silêncio das vítimas que sofrem agressões dos maridos ou dos parentes, com dolorosas consequências.

"Cartas de niñas" propõe o mesmo objetivo: um ano de cartas, desenhos ou vídeos com denúncias, sonhos e aspirações das menores, reunidos em laboratórios ou através de outras iniciativas que garantam em especial sua privacidade. Os organizadores analisarão o conteúdo das cartas para sensibilizar a população sobre o argumento e para formular políticas públicas específicas para as meninas.

Segundo dados oficiais e de organismos privados, Plan International revelou que no Equador 41% das meninas sofreu algum tipo de maus-tratos na escola, e em geral os abusos extremos atingem 32% das meninas entre 5 e 17 anos, em relação a 30% dos meninos. Além disso, 69% das meninas foi vítima de violência de gênero, em especial de abuso sexual, e nos últimos 20 anos as gestações entre os adolescentes de 15 e 17 anos aumentou 81% com 64 mil mães adolescentes. Na América Latina, os altos índices de gestações, a violência, os abusos sexuais, o tráfico humano e a discriminação são os principais problemas que atingem as meninas e as adolescentes.

FONTE: Agência Fides - 17/11/2012

Postar um comentário

2 Comentários

  1. boa noite pouvo de arapá, durma com Deus eu Antonio marques da silva, filho de Pedro Ziferino Marques

    ResponderExcluir
  2. sou Antonio marques da silva, filho de pedro Ziferino Marques nassi e fui batisado em arapá meu pai tinha casa de comercio nesta, acredito ter parente em arapá quero terlos como amigo no meu orkut, que é antoniomarquesilva5@gmail.com, quero como amigos mesmo os que não são parente, que Deus abençoe todo s habitantes de Arapá

    ResponderExcluir