Projeto Missionário Norte 1 - Sul1



“Uma Igreja em estado permanente de missão nos interpela... à missão ad gentes, dando ‘de nossa pobreza’ (Documento de Puebla, n. 368), em outras regiões e além fronteiras. Uma Igreja particular não pode esperar atingir a plena maturidade eclesial para, só então, começar a se preocupar com a missão para além de seu território. A maturidade eclesial é consequência e não apenas condição de abertura missionária” (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011 – 2015, n. 84).


A Igreja na Amazônia, com os desafios de sua extensão territorial, a precariedade dos meios de evangelização, o insuficiente número de presbíteros e de missionários(as), nos interpelam e nos provocam para uma resposta eclesialmente madura e generosa. Nós, do Regional Sul 1, privilegiados por tantas dádivas recebidas da graça de Deus, temos uma missão muito importante para com a Igreja Amazônica.


O Projeto Missionário entre o Regional Sul 1 (Estado de São Paulo) e o Regional Norte 1 (Estado de Amazonas e Roraima), vem colaborando, desde 1994, com o envio de missionários(as) que doam, pelo menos, três anos de sua vida para a missão na Igreja da Amazônia.

Na época, a Conferência dos Religiosos – CRB, Regional São Paulo, aderiu à ideia e constituiu a primeira comunidade de irmãs religiosas de diferentes congregações que partiu em 1996, para Manaquiri, interior da arquidiocese de Manaus, AM.

Conquistas e Realizações:
- O Projeto já enviou mais de 70 missionários e missionárias entre padres, religiosas e leigas.

- A CRB – SP, durante 15 anos manteve uma comunidade intercongregacional, com a responsabilidade da paróquia na cidade de Manaquiri, na Arquidiocese de Manaus, AM. Neste momento, a CRB, através de um pedido oficial de Dom Roque Paloschi, Bispo de Roraima e Presidente do Regional Norte 1, retomará a iniciativa de uma nova comunidade.

- Além do envio, o Projeto prepara os missionários e missionárias, através de um curso de formação no Centro Cultural Missionário – CCM, em Brasília, DF, instituição mantida pela CNBB e especializada na área da missiologia.

Missionários (as) que atuam no Projeto:
Hoje atuam pelo Projeto, sete missionários e missionárias (três leigas e quatro padres).

Pe. Antonio França; Maria Soares de Camargo; Pe. Carlos Enrique;
Pe. Valdemar; Glória de Freitas; 
Pe. Geraldo; Dom Vicente e Pe. Nelson

Pe. Isaías e Izalene

Postar um comentário

0 Comentários