Começou a 17ª Assembleia Nacional da Infância e Adolescência Missionária



Teve início na noite desta quinta-feira, 6, a 17ª Assembleia Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Trata-se do momento que os coordenadores estaduais da Obra se encontram para avaliar as atividades realizadas durante o ano e planejar os trabalhos e ações de 2013.

Dois eventos significativos norteiam a Assembleia deste ano: os 170 anos de fundação da Infância e Adolescência Missionária no mundo (1843-2013), e a Jornada Nacional da Obra que terá início na abertura das celebrações dos 170, em maio do próximo ano, e deverá integrar o calendário de atividades da IAM no Brasil, conforme explica o secretário nacional da Obra, padre André Luiz de Negreiros.

Vamos celebrar os 170 anos da IAM. Para isso já pensamos uma série de atividades e materiais. A abertura das celebrações acontecerá com a Jornada Nacional da Infância no último domingo de maio de 2013 e a partir daí todos os anos celebraremos esse evento”, disse o secretário.

De acordo com padre André, a celebração dos 170 anos da IAM será realizada de maneira descentralizada, ou seja, pelos grupos espalhados por todo o Brasil. Os materiais e subsídios de apoio como cartaz, logomarca, tema e lema, roteiros de celebração e, o lenço e escudo (símbolos da Obra) começarão a ser enviados assim que alguns detalhes forem definidos na Assembleia Nacional. A proposta das Pontifícias Obras Missionárias é que os regionais façam, durante a celebração do Ano da IAM, minicongressos diocesanos ou com o agrupamento de dioceses vizinhas.

A Jornada, por sua vez, o segundo ponto de destaque nesta edição da Assembleia Nacional da IAM, terá o objetivo de consagrar as crianças de todo o Brasil aos cinco continentes. “No próximo ano as consagraremos ao continente americano e, nesta Assembleia Nacional da IAM, nós escolhemos o tema e o lema e o continente que será consagrado no ano seguinte”, explicou padre André. O Congresso Americano da IAM que acontecerá em 2014, em Aparecida (SP), evento para assessores da IAM, será o desfecho das celebrações dos 170 anos da Obra.


Experiência da IAM da Argentina
A secretária nacional da IAM da Argentina, irmã Marcela Davies, também participa da Assembleia que começa hoje. No sábado ela irá partilhar as experiências da Obra em seu país. “Irei partilhar com os coordenadores estaduais do Brasil as experiências da IAM da Argentina através da nossa caminhada missionária”, disse. A secretária destacou ainda que irá dar ênfase à caminhada conjunta da IAM no Cone-Sul: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. “Nosso trabalho tem dado certo e a união dos países do Cone-Sul tem sido fundamental às nossas ações. Assim também deve ser no país com o trabalho desenvolvido pelos estados”.

Programação
Nesta quinta-feira acontece a abertura e as boas-vindas aos coordenadores estaduais. Logo após serão distribuídos os trabalhos. Amanhã, 7, o bispo de Campo Maior (PI) e referencial para a dimensão missionária no estado do Piauí, dom Eduardo Zielski, celebra a eucaristia e faz um momento de espiritualidade. O diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti, apresenta em seguida os novos materiais missionários e os demais secretários falam da caminhada das Obras Missionárias que acompanham. Padre André fecha o primeiro dia com uma avaliação dos encontros realizados durante 2012, nos regionais.

No sábado, 8, o primeiro momento de trabalhos é desenvolvido pela irmã Marcela, da Argentina, que partilha os trabalhos desenvolvidos pela IAM em seu país e relata as experiências das Jornadas Nacionais da Obra que já acontecem lá. Após o almoço os coordenadores visitam o Centro Cultural Missionário (CCM). No primeiro momento da tarde serão definidos o tema, lema e materiais para o Ano da IAM no Brasil. No fim da tarde acontece um momento de espiritualidade: Novena de Natal e à noite uma confraternização com os missionários brasileiros e estrangeiros do CCM.

A Assembleia encerra no domingo com o planejamento das atividades de 2013 (definição de calendário); encontro com coordenadores diocesanos e avaliação. 

Postar um comentário

0 Comentários