170 anos da IAM no mundo


Olá meus amigos! Desejo que a celebração de nossa primeira Jornada Nacional da IAM neste ano de 2013, que celebraremos no dia 26 de maio, sirva para fortalecer o carisma de nossa Obra. Sejamos amigos das crianças e adolescentes que mais sofrem no mundo e faça a sua oferta. Muito obrigado a todos os que pertencem a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária e convido aqueles que ainda não a conhecem e não formam parte deste trabalho em favor da evangelização, a fazer parte dos grupos da IAM existentes em sua paróquia ou diocese ou os formem com ajuda do pároco ou catequista.

ROTEIRO PARA CELEBRAÇÃO
(dentro ou fora da missa)

Tema: IAM DA AMÉRICA À SERVIÇO DA MISSÃO
Lema: “Vocês são meus amigos” (Jo 15,14)

Objetivo: Celebrar os 170 anos da IAM no mundo e a Jornada Nacional da IAM no Brasil

Símbolos: cartazes da IAM, bandeira da IAM, imagens de São Francisco Xavier e Santa Teresinha, cofrinho e TNTs na cor vermelha que representa a América.

Canto: Hino da IAM (Vida abundante)

Oração inicial: Rezemos a oração da IAM: “Pela vossa Santa Infância, ó Jesus, compadecei-vos das pobres crianças que não vos conhecem. Protegei-as e enviai muitos missionários para que elas vos conheçam e tenham vida em abundância. Amém”!

Partilha dos compromissos semanais: Cada um partilha o que significa participar da IAM na sua vida.

Palavra de Deus e reflexão: Jo 15,14
Vamos apresentar a Deus, que é Pai, nossos pedidos e agradecimentos. Todos de pé, vamos ouvir a leitura da Palavra de Deus e louvar por escolher os pequenos para a IAM.
- Atividade para reflexão: cada criança recebe o coraçãozinho duplo. Escreve, dentro dele, o que sente, o que Jesus espera de cada uma, como criança ou adolescente missionário. Em seguida, enfeitam o coração, lêem para os amigos o que escreveram e o colam no Caderno Missionário. O assessor faz uma reflexão sobre a amizade com Jesus e também sobre a realidade das crianças na América.

Momento de consagração:
a) entrega dos lenços com borda vermelha e escudos (música Ardor Missionário)
b) com velas nas mãos as crianças rezam da seguinte forma: "Eu..... membro da IAM nesta paróquia e no mundo, venho perante Deus e a esta comunidade de.... dizer mais uma vez o meu sim ao compromisso de anunciar Jesus Cristo a todas as crianças e adolescentes do mundo, sem distinção. Assumo o compromisso de ser fiel à missão, consagrando a Nossa Senhora meus olhos para enxergar além das aparências, meus lábios para falar o que Deus quer, meus ouvidos para escutar sempre a Palavra do Senhor, minhas mãos para continuar estendendo-as aos mais necessitados, meus pés para seguir Jesus Cristo pobre e meu coração para amar e acolher a todos. Como vosso filho, zelai, ó Mãe, as crianças e adolescentes da América que estamos rezando por meio desta 1ª. Jornada Nacional da IAM como tema: IAM DA AMÉRICA À SERVIÇO DA MISSÃO e o lema“Vocês são meus amigos” . Imploro vossa proteção e amparo sobre todas as crianças e adolescentes do mundo. Daí a todos o céu, onde esperamos continuar amar-vos para todo o sempre. Amém!"

Momento de entrega dos cofrinhos: O assessor motiva as crianças e adolescentes a entregarem o cofrinho, fruto do sacrifício, e afirma o compromisso de anualmente durante a celebração da Jornada Nacional da IAM repetirem o gesto para um continente diferente. Lembra que será destinado para os trabalhos realizados com crianças e adolescentes pobres dos países da América. Logo em seguida com a música SOMOS DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA as crianças, adolescentes e assessores fazem a oferta do cofrinho.

Momento de coroação de Nossa Senhora: Encerrando o mês de maio e de comum acordo com o pároco e equipe de liturgia a IAM assume este momento tão forte em nossas comunidades. Poderia também fazer a consagração à Nossa Senhora.

Pe. André Luiz de Negreiros 
Secretário Nacional da IAM

Comentários

  1. Pe. Andrè Luiz de Negreiros na minha paròquia vamos fazer hoje!de todas as crianças do mundo sempre amigas

    ResponderExcluir

Postar um comentário