É preciso levar água potável onde é necessário


Em 2013, a água permanece um setor prioritário de ação para a cooperação internacional. A demanda hídrica nos países do sul do mundo ainda é uma emergência. Segundo um relatório redigido pela UN Water, o órgão das Nações Unidas especializado na pesquisa e na cooperação no âmbito hídrico, mais de 700 milhões de pessoas em 43 países são atingidas pela escassez de água e quase 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a serviços de higiene adequados.

66% do continente africano é árido ou semiárido e mais de 300 milhões de pessoas na África subsaariana vivem num contexto com escassa facilidade de acesso à água, com consequências desastrosas para a saúde pública, as atividades produtivas e a toda a economia dos países. Para manter sempre em evidência a emergência, em 22 de março se celebra o Dia Mundial da Água. Entre as várias iniciativas promovidas e divulgadas pelo Movimento de Luta contra a Fome no Mundo (MLFM), em 25 anos de trabalho no sul do mundo a organização humanitária forneceu “ouro azul” a 280 mil pessoas, escavou 30 poços, 860 fontes e implantou 465 km de dutos.

Segundo o responsável pelo MLFM em Ruanda, no país africano ainda hoje são muitas as crianças que tiram água de mananciais contaminados, fonte insalubre, para depois levá-la ao vilarejo e distribui-la para alimentação – um dos fatores que provocam doenças mortais, como malária, disenterias e verminoses.

FONTE: Agência Fides - 22/03/2013

Postar um comentário

0 Comentários