2013, um ano repleto de ações missionárias


O ano de 2013 será particularmente missionário. Dezenas de eventos estão programados para ampliar o ardor missionário dos que trabalham aqui no Brasil e também para todos os missionários brasileiros que estão no exterior ou na Amazônia.

Esta partilha de fé e dos acontecimentos proporcionará a todos os católicos, a oportunidade de uma vivência muito bonita de universalidade da Igreja, pois estaremos em comunhão contínua com todos os que labutam no exterior. Todos se sintam valorizados e a certeza de que os que aqui trabalham, o fazem para por em prática o pedido de Cristo: “Ide a todos os povos”.

Encontro Latinoamericano
O ano começou com a realização do encontro continental de todos os diretores de Pontifícias Obras Missionárias da América Latina e Caribe, no México, em fevereiro passado. Ao todo estiveram presentes 62 representantes. Foi promovido pelo Departamento de Missão e Espiritualidade do CELAM em parceria com as POM. Do Brasil. além de dom Sérgio Arthur Braschi, participaram o padre Camilo Pauletti, diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Irmã Dirce Gomes da Silva, assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

Asseverou o diretor das POM Brasil que os principais temas foram os seguintes: garantir a disciplina de missiologia na formação dos seminaristas,acompanhada por experiências missionárias; promover encontros de missiólogos Latino-Americanos; dar prioridade à Ação Missionária nos planos de Pastoral das Dioceses; criar Conselhos Missionários em todos os países da América e promover encontros entre Conferências Episcopais e POM. Estas são algumas das propostas para colocar o Continente em estado permanente de Missão.
Congresso Missionário Americano
No final do ano, nos dias 26 de novembro a 1° de dezembro, será realizado o 4°Congresso Missionário Americano e o 9°Congresso Missionário Latinoamericano (CAM4-Comla9) na cidade venezuelana de Maracaibo. Segundo o diretor das POM, Pe. Camilo Pauletti, deverão participar cerca de 150 representantes dos regionais do nosso país.
Ano da IAM no Brasil
A Infância Missionária terá um destaque especial, pois estamos celebrando os 170 anos da criação desta Obra que coordena todos o movimento da infância missionária no Brasil e no mundo. O secretário Pe. André Luiz de Negreiros revela que a programação será extensa, com a realização de 132 encontros marcados em todos os Estados, unindo as assessorias nacional, estadual e diocesana. O ponto alto será o mês de maio, com a realização da Jornada Nacional da IAM. Há subsídios com temas concretos, cartaz e celebrações. A IAM foi fundada em 19 de maio de 1843 e a data aerá celebrada em mais de 130 países.
Ano da Juventude
O ano de 2013 ficar á marcado para a Igreja c o m o ano do grande Encontro Mundial da Juventude, com mais de 2 milhões de jovens. Pe. Marcelo Monteiro, secretário da Propagação da Fé e da Juventude está muito esperançoso, com múltiplas atividades que serão feitas a partir da Campanha da Fraternidade, na quaresma, com o lema “ Eis-me aqui, envia-me”.
Em julho, haverá a Semana Missionária que antecede à Jornada Mundial da Juventude. Milhões de jovens estarão se reunindo em suas dioceses e celebrando este momento em que a juventude toma a frente, para vivenciar sua fé nesta Igreja e de evangelizar o seu meio. Em Brasília haverá uma concentração de jovens de toda a América Latina. Porém, o grande evento será a Jornada Mundial da Juventude, a se realizar no Rio de janeiro, com a presença do novo papa e com a participação de jovens de todo o mundo. Ali será dada uma demonstração de força da juventude brasileira e mundial e uma resposta à evangelização da juventude.
A Igreja confia no jovem como a grande esperança deste século XXI, onde deverá haver uma redescoberta dos caminhos da fé, como disse o papa Bento XVI. Também estamos celebrando o Ano da Fé, que se estenderá até novembro próximo, conforme convite feito pelo papa.
Em outubro, teremos a Campanha Missionária que também abordará o assunto juventude, em nível mundial. O tema será “Juventude em Missão”. As Pontifícias Obras Missionárias estão preparando materiais como cartaz, novena missionária, preces e vídeos.
A Secretaria da Propagação da Fé também iniciou a pastoral de fomento de famílias missionárias e da pastoral missionária com idosos.

União Missionária
A Secretaria de União Missionária, a cargo do Pe. Jaime Patias também terá uma programação cheia durante todo o ano. O primeiro evento ocorreu em Crato, no Ceará, nos dias 31 de janeiro a 3 de fevereiro com um retiro aos seminaristas. “A Missão na vida da Igreja e de seus presbíteros” foi tema do retiro que abriu mais um ano acadêmico e formativo no Seminário São José. Os 54 seminaristas dos cursos de Filosofia e Teologia refletiram sobre a necessidade de colocar a Missão no centro da vida desde a formação.
A União Missionária promove a consciência missionária no meio dos seminaristas, dos sacerdotes e dos religiosos. Durante o ano estão programados outros eventos como os Formises que reúnem seminaristas missionários.
São Pedro Apóstolo
A Secretaria de São Pedro Apóstolo está encarregada de fomentar sacerdotes para as Missões. É preciso despertar o interesse pela educação e formação do clero local, de religiosos e religiosas para criar um ambiente favorável ao envio de padres e seminaristas, para a Missão e pela causa nas paróquias. Os sacerdotes também terão cursos específicos sobre a missionariedade, a cargo do secretário de São Pedro Apóstolo no Brasil, Pe. Sávio Corinaldesi.
Durante o ano, Pe. Sávio fica à disposição das dioceses e paróquias para cursos, retiros para sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos.
FONTE: Jornal Parceiro das Missões
Março 2013 - Ano II - N° 11

Postar um comentário

0 Comentários