IAM na arquidiocese do Rio de Janeiro forma assessores


A arquidiocese do Rio de Janeiro realizou, no dia 13 de abril, um encontro de formação para assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM). O evento aconteceu na paróquia Sant’Ana, no Centro da cidade, Santuário da Perpétua Adoração ao Santíssimo. Segundo informou a coordenadora da IAM no Regional Leste 1 da CNBB, Celeste da Conceição, os temas de estudos na programação do encontro foram extraídos dos subsídios enviados pelo secretariado nacional da IAM, em Brasília (DF), destinados à formação de assessores e coordenadores de grupos: a história, o carisma, a metodologia, a espiritualidade missionária, o perfil do assessor, Jornada Nacional da IAM, entre outros.

O trabalho foi muito gratificante, apesar do número reduzido de pessoas, pois incluímos aquelas que estavam ansiosas por conhecer mais sobre a IAM”, relatou Celeste da Conceição. “Teve até um rapaz chamado Thiago que não mediu esforços e veio de Búzios, na arquidiocese de Niterói para participar”, completou. A coordenadora revelou ainda as dificuldades encontradas nessa missão. “Os maiores desafios são romper as barreiras que impedem que as informações e os convites cheguem às paróquias, inclusive nos grupos de crianças e adolescentes existentes onde o pároco não acha importante ter um grupo de IAM. Precisamos de pessoas que se apaixonem pela IAM e encarem o trabalho de formiguinha para levar em frente esta Obra maravilhosa”, avaliou.


Além de Celeste da Conceição, compõem a equipe de coordenação do Regional, Victor Marcos, Edisa Ramos Castesllar, Pedro Andrade da Silva, Mariana Lima, Tiago Figueira Leão Pinheiro e Helena Gomes das Chagas. Estes foram responsáveis pela organização e apresentação dos temas. Para a coordenação, o grande desafio agora é constituir novos grupos de IAM e animar os que já existem dando continuidade a essa missão.

FONTE: POM - 24/04/2013




Postar um comentário

0 Comentários