Paróquia mineira celebra os 15 anos de implantação da IAM


No dia 07 de abril a Infância e Adolescência Missionária (IAM) celebrou 15 anos de missão na Arquidiocese de Belo Horizonte, Minas Gerais. A celebração aconteceu na Paróquia São Gabriel (Taquaril) na Comunidade Nossa Senhora Aparecida onde iniciou o primeiro grupo de crianças missionárias.

A comemoração iniciou às 14h onde reuniu vários grupos da IAM da paróquia e da Arquidiocese, aconteceu uma tarde alegre com oração, brincadeiras , apresentações e testemunho de vida. Às 16h30 foi realizada a Santa Missa presidida pela Cardeal Dom Serafim, concelebrada pelo Pe. João Stasz (Pároco) e Pe. Mário Pozzoli (Diretor Presidente do Projeto Providência). Também marcaram presença a coordenadora Arquidiocesana da IAM, Maria das Dores (Dorinha), juntamente com a coordedanora paroquial, Ir. Lidiane e assessores das diversas comunidades presentes, assim como a participação da comunidade local.


Tudo começou em 1995, quando Belo Horizonte sediou o 5º Congresso Missionário Latino-Americano (Comla 5). A partir daí, as ações missionárias se multiplicaram, surgindo também a evangelização para crianças e adolescentes. No bairro Taquaril, onde a Arquidiocese realizou sua primeira experiência missionária envolvendo pastorais e movimentos arquidiocesanos, a IAM nasceu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, fruto da missão de evangelização que trazia novas perspectivas de vida para a população.

Uma região de contrastes sociais e marcada pela violência, o Taquaril recebeu outras missões de evangelização, coordenadas pela Renovação Carismática Católica, a pedido de dom Serafim, na época arcebispo metropolitano da capital mineira, e se tornou referência devido aos frutos colhidos pela ação missionária, uma vez que seus índices de violência foram reduzidos. As atividades prosseguiram, lideranças foram formadas e o trabalho pastoral daquela Comunidade foi fortalecido, sob a coordenação do padre João Stasz.

170 anos
Para comemorar os 170 anos da fundação da Infância e Adolescência Missionária, vários eventos estão programados. No dia 19 de maio, um Encontrão Arquidiocesano reúne grupos e assessores na Paróquia São Sebastião da Boa Vista, em Belo Horizonte. Em novembro, Montes Claros sedia o Congresso Estadual da IAM. Já no dia 26 de maio, a crianças realizam a Jornada Nacional da IAM e os grupos espalhados pelo Brasil se consagram a Nossa Senhora recebendo um lenço vermelho, que representa o Continente Americano. Em maio de 2014, em Aparecida, será realizado o I Congresso Latino-Americano da IAM.

Para Maria das Dores (Dorinha), coordenadora Estadual da IAM, existe um diferencial entre as crianças que participam da IAM, sobretudo em relação aos desafios propostos pelo mundo contemporâneo: “A criança e o adolescente que participam de nossos grupos aprendem a conviver com os desafios propostos pela mídia, pela internet e pelo mundo, pois elas aprendem a dominar essa situação. Elas vivem no mundo atual, não se esquecendo das suas raízes, da sementinha plantada no coração delas”, afirma.




Postar um comentário

0 Comentários