Santa Catarina realiza formação para assessores de Infância Adolescência e Juventude Missionária


A diocesana de Caçador (SC) acolheu neste fim de semana, dias 18 e 19, o Encontro de aprofundamento para assessores da Infância Adolescência e Juventude Missionária do Regional Sul IV da CNBB (Santa Catarina).

A formação reuniu, no Instituto Pastoral da cidade de Videira (SC), 56 lideranças das dioceses de Joinvile, Rio do Sul, Joaçaba, Caçador e Blumenau. O trabalho faz parte do calendário de atividades da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) que neste domingo, 19 de maio, completou 170 anos de fundação, data comemorada pelos mais de 30 mil grupos espalhados pelo Brasil. No último domingo do mês de maio, dia 26, a Obra promoverá uma Jornada Nacional a ser celebrada em todas as dioceses e servirá para abrir o Ano da IAM no Brasil.

O encontro contou com a assessoria do secretário nacional da Pontifícia Obra da IAM, padre André Luiz de Negreiros, que abordou temas como, o Ano da IAM no Brasil, a Jornada Nacional da IAM, Famílias Missionárias, comunicação missionária, a metodologia de trabalho com a IAM, encontros de lideranças mirins e de assessores da IAM, e o Projeto de participação das POM na Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013).

"As expectativas para o Ano da IAM em Santa Catarina são boas, pois já estão acontecendo os mini congressos por regiões. Tem crescido o número de grupos, sente-se a vibração nas paróquias com grupos de IAM e o entusiasmo dos assessores. Está sendo celebrado com muito zelo", destaca padre Mário Hack, coordenador do Conselho Missionário (Comire) Regional Sul IV.

A coordenadora estadual da IAM, Zenaide Busarello, espera que a celebração do Ano da IAM intensifique a consciência missionária nas dioceses. “Que a IAM seja assumida e organizada como compromisso eclesial. Que se amplie cada vez mais as formações missionárias dentro da IAM e que seja vista como uma Obra para a criança e da criança sendo ela a protagonista”, defende Zenaide e complementa. “Que neste ano as paróquias e as dioceses se sensibilizem com a difusão da IAM e abram suas portas para missão".

Ivanir de Almeida, coordenadora diocesana da IAM em Caçador, diocese que sediou o encontro está animada. “Sentimo-nos honrados com a realização deste encontro, pois de uma forma bem dinâmica pudemos refletir, celebrar e aprofundar o carisma da IAM, junto com os nossos companheiros assessores de todo o Regional Sul IV". Já Suzana Nadal, da coordenação diocesana da IAM em Caçador, destaca a presença do padre André, exatamente na data em que a Obra celebra os 170 anos da fundação. Sublinha ainda a presença dos demais sacerdotes das dioceses envolvidas. “Eles que têm a missão de apoiar o trabalho nas suas paróquias nos contagiaram com sua disponibilidade e espiritualidade".

Na opinião do padre André, foram momentos marcantes no encontro, “a participação na celebração Eucarística na Matriz de Videira junto com a comunidade e a presença de sete sacerdotes da igreja local e outras dioceses representadas, juntamente com os grupos da IAM local”. Além disso, o memento cultural na noite do sábado teve como ponto mais alto o corte do bolo ao som dos parabéns pelos 170 anos da IAM. “Participaram também as crianças juntamente com seus pais e responsáveis. Foi um momento de muita emoção, pois estávamos online com vários grupos do Brasil e do mundo”, relata.

FONTE: POM - 20/05/2013

Postar um comentário

0 Comentários