Milhões de crianças vítimas do tráfico e vendidas como escravos em todo o mundo


No dia 12 de junho, se celebrou o Dia contra o Trabalho Infantil e, para esta ocasião, as Missões Salesianas, em sua campanha “No estoy en venta”, denunciam a existência de mais de um milhão de crianças em todo o mundo vítimas do tráfico e outras nove milhões de escravos.

Os missionários denunciam que na África Ocidental mais de 300 mil meninos, meninas e jovens são vendidos e acabam nas redes da máfia que, por sua vez, os revendem para que trabalhem como domésticos, nos campos, nas minas, nos mercados ou na prostituição. Apesar de os países da região, Benin, Burkina Fasso, Costa do Marfim, Gabão, Mali, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo, terem assinado as convenções internacionais de tutela dos menores, os Estados não investem os fundos necessários, e é assim mais fácil para os grupos criminosos conseguir comprar uma criança por pouco menos de 50,00 euros, prometendo à família uma vida melhor, instrução e dinheiro.

Entre as causas princ ipais que agravam o fenômeno, os missionários salesianos citam a pobreza, o pedido de mão de obra econômica, as famílias descompostas, os conflitos, a tradição ou as disparidades de gênero. A eles são disponibilizados casas de acolhimento, observadores de fronteiras, unidades móveis, linhas telefônicas dedicadas aos menores e reinserção nas famílias.

FONTE: Agência Fides - 04/06/2013

Postar um comentário

0 Comentários