Assessores se reúnem para formação em Januária (MG)


Nos dias 29 e 30 de junho, foi realizado no Centro de Formação Diocesano, na cidade de Januária (MG) o Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária (EFAIAM) da Arquidiocese de Montes Claros. O encontro contou com a participação  de 45 representantes de 06 comunidades da Paróquias Nossa Senhora das Dores (Catedral) e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da cidade de São Francisco, da Diocese de Januária.


O encontro iniciou-se com um profundo e bonito momento de oração dirigido pela Coordenação Arquidiocesana da IAM de Montes Claros; em seguida, Aristides e Cleonice fizeram a acolhida de todos os participantes. O coordenador diocesano da IAM de Montes Claros, João Pimenta, falou dos objetivos do EFAIAM I, e logo após, convidou os grupos a se reunirem e trazer para o plenário, o diagnostico da IAM nas paróquias e comunidades com os destaques , dificuldades,os desafios e as perspectivas. Dando continuidade o assessor João apresentou a história e o carisma da IAM.

Durante o encontro, tivemos a honra da visita e participação do Bispo da Diocese de Januária, Dom José Moreira, que ressaltou a importância de vestir a camisa da obra e assumir com entusiasmos e amor a sua missão na igreja e no mundo.


Prosseguindo o assessor João apresentou os Doze passos de implantação da IAM, a assessora Andréia falou da metodologia e as quatro áreas integradas, o assessor Aristides ressaltou a importância do Cofrinho missionário na caminhada da IAM nas comunidades e paróquias falando do objetivo do mesmo e como é enviado e repassado para POM (Pontifícias Obras Missionárias). A assessora Jivanete de forma descontraída e dinamizada falou sobre a psicopedacogia das Idades envolvendo alguns participantes do encontro inclusive o Bispo Dom José Moreira.

O domingo foi reservado para a espiritualidade, testemunhos e planejamento. Na primeira atividade da manhã, houve louvor e muita animação, o assessor João falou sobre a Espiritualidade Missionária, e o perfil do assessor. Tivemos a honra da visita e participação da Ir. Neuza que deu o seu testemunho da sua experiência missionária em Moçambique, onde as crianças enviaram cartas de agradecimento a ela pela missão realizada no período em que esteve lá,  sendo assim ela assumiu missão de trabalhar na Diocese de Januária com a Juventude Missionária.

O coordenador Arquidiocesano da Juventude Missionária, Isaías, frisou também a Importância da IAM trabalhar em parceria com a JM , pois a mesma é o caminho da adolescência missionária.

Ainda foi falado do 3º Congresso Estadual da IAM que acontecerá nos dias 15 a 16 de novembro de 2013 na Arquidiocese de Montes Claros.

O encontro concluiu com a celebração de envio, entrega das cruzinhas missionárias e o certificados.

Confira mais fotos...

Postar um comentário

0 Comentários