Diocese de Guarabira investe em formação de crianças e adolescentes missionários


 O Encontro de Líderes Missionários Infantis e Adolescentes (ELMI/ELMA) da Diocese de Guarabira aconteceu no 07 de julho no salão da Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Guarabira (PB), assessorado pela Ir. Sabrina, coordenadora diocesana. O evento contou com sessenta e três participantes, sendo 16 assessores e 47 e adolescentes das cidades de Alagoa Grande, Alagoinha, Mari e Guarabira. 

O encontro teve inicio às oito horas da manhã com a acolhida aos participantes realizada pelo grupo da IAM IAM Luz de Guarabira que com enfeites e brincadeiras prepararam o ambiente e acolheram com alegria e disposição. Após o café, houve um momento de animação com músicas e dinâmicas assumido pela Ir. Sabrina que seguiu até às nove e vinte quando se convidou todos à oração, esse momento foi assumido pelas crianças e adolescentes dos grupos Assessores de Deus e Queremos ver Jesus de Alagoa Grande que fizeram a oração inicial acompanhada por preces aos continentes e encenaram com a passagem do Evangelho de São Marcos, finalizando com uma breve reflexão e a saudação da IAM. 

Em seguida, o grupo da IAM Jesus Ressuscitado de Guarabira apresentou uma dramatização sobre a História da IAM contribuindo na formação do encontro de forma convidativa e criativa. Em seguida o grupo IAM Luz fizeram uma encenação mostrando a importância do cofrinho resaltando o valor do sacrifício. Logo após se dividiu todos em cinco grupos e foi confeccionado um cofrinho missionário por cada um dos grupos utilizando materiais básicos como garrafa pet, papel, cola, fitas e etc. Ao término foram apresentados os cofrinhos prontos e doado um a cada grupo participante. 
Após as apresentações a Ir. Sabrina falou sobre o perfil da criança coordenadora enfatizando os deveres e a responsabilidade assumida por este, além de desmistificar a falsa sensação de status obtida pelos coordenadores, “Coordenação é serviço” dizia. Resaltou que a importância de o coordenador ser a ponte a ligar o assessor ao grupo e que o mesmo deve ser acompanhado pelo assessor a fim de que receba a assistência necessária para ser o líder do grupo não acumulando tarefas, mas dividindo as tarefas entre todos. Durante esse momento foi recebida a presença do Bispo da Diocese de Guarabira, Don Lucena. 
No período da tarde, foi realizado o Bate-latas as crianças e adolescentes acompanhadas pelos assessores e símbolos da IAM saíram do local do encontro e munidos com latas e outros instrumentos improvisados rodearam a praça da Catedral fazendo barulho, cantando, festejando... Durante o percurso foram feitas cinco paradas onde em cada um local se rezou uma Ave-Maria na intenção de um dos continentes. A última parada foi na frente da Catedral Nossa Senhora da Luz onde foi tirada a foto oficial do encontro. Em seguida às quinze horas se retornou ao local do encontro onde se concluiu o encontro com a oração de envio. 
 
Leonardo Sousa 
Secretário Estadual da IAM


Postar um comentário

0 Comentários