Diocese de Apucarana realiza primeiro EFAIAM


Nos dias 05 a 07 de julho aconteceu o primeiro EFAIAM da diocese de Apucarana (PR), das 65 paróquias da diocese estavam presentes 15 paróquias, com 48 pessoas. Até o momento seis paróquias tem IAM, umas com caminhada de quase quinze anos, crianças que pertenciam a IAM, hoje são assessores. 

Pe. Jefferson da Matta, assessor da dimensão missionária, que partilhou sua rica experiência missionária e muito contribui para este encontro acontecer. Como ele nos relata: é um primeiro passo é trabalho de formiguinha, estamos nos organizando e motivando outras paróquias a implantarem a IAM, aos poucos vai se expandindo e me sinto realizado, satisfeito pelo retorno e motivado também, pois Jesus também contou gente de esperança, vontade e realizou um lindo trabalho e aqui em nossa diocese tem gente igual daquele tempo. O trabalho na missão vai se consolidando e a consciência missionária também vai chegando a outras paróquias.


Os temas trabalhados: História e Carisma da IAM, 12 Passos para implantar a IAM, Psicopedagogia das idades, organização da IAM, ELMA, Espiritualidade Missionária, Perfil do Assessor, Metodologia e Ano da IAM, ainda partilhamos a Missão Católica da CNBB Regional Sul 2 com Diocese de Bafatá- em Guiné Bissau- África, onde a IAM do nosso regional fica responsável pelo poço dentro deste projeto que visa a Evangelização, Saúde e Educação com nossos irmãos de Guiné.

Com alegria queremos comunicar também que foi constituído a Equipe de Coordenação Diocesana da IAM: Andrieli de Souza Carvalho, Sergio Carlos Fiqueiredo , como Assessores Eclesiásticos: diác: Marcelo de Pádua e Ir. Rosimara  Agapito e Padre Jefferson  da Matta, além da equipe de Animação e Canto  que são formados pelos próprios Assessores. Diz-nos o Diác. Marcelo: “a IAM tem uma originalidade na ação e consciência missionária despertando nas crianças a dimensão universal da missão e da dimensão social do Evangelho, que hoje muitos de nós adulto não cultiva, é uma Obra para os desfavorecidos e para todos,  que  através de pequenos gestos: a ajuda espiritual e financeira realiza uma ação grandiosa, pra mim a IAM realiza em nós o que é o mais difícil: sair de nós e ir ao encontro do outro...e que além disso fazer a experiência de fé a partir das crianças que nos faz ouvir este apelo e grito de Evangelização, é transformador em nossas vidas , podemos ver a partir da realidade local, um meio eficaz na Evangelização que podemos integrar outras pastorais que é um desafio grande mas me sinto muito “motivado”, e agradeço a IAM por ter percebido isso e prestes a me tornar padre pretendo servir da maneira que Jesus gostaria. 


A alegria dos participantes era visível e com carinho se dedicaram nos trabalhos em grupo e nas partilhas. A nova coordenadora diocesana, Andriele diz: "O EFAIAM em Apucarana foi maravilhoso, o encontro formativo mais ao mesmo tempo aliou muita espiritualidade, foram três dias que os participantes puderam ter uma imersão dentro do carisma da Infância Missionária".

A expectativa agora é implantar essa Obra no maior numero de paróquias dentro da Diocese de Apucarana. Com certeza a IAM vem para ajudar a evangelizar crianças, jovens, famílias, além de levar Jesus e fazer dessa grande obra mais conhecida e amada e despertar o espírito missionário nesse mundo tão carente de Deus. 

Elaine Machado - IAM/Regional Sul II


Postar um comentário

0 Comentários