Arquidiocese do Rio de Janeiro realiza Congresso da IAM


A arquidiocese do Rio de Janeiro realizou neste sábado, dia 17 de agosto, no Colégio Santo Amaro, bairro de Botafogo, o seu I Congresso da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Em sintonia com a I Jornada Nacional da IAM que ocorreu em maio, o Congresso teve como tema: “IAM da América a serviço da Missão”, e lema: “Vocês são meus amigos” (Jo 15,14).

Orientadas pelo padre Mario Geremia, da paróquia Santa Cecília e Pio X, as crianças e adolescentes dos grupos de IAM da cidade do Rio de Janeiro refletiram sobre a sua espiritualidade missionário. “Nós devemos mirar no exemplo do nosso querido papa Francisco que acolheu os mais simples de braços abertos”, disse o padre, que teve a graça de ser aluno do papa Francisco na Argentina.


A celebração da Santa Missa foi presidida por dom Paulo Cezar Costa, bispo auxiliar da arquidiocese do Rio. O bispo convocou as crianças e adolescentes presentes a terem o rosto de Jesus Cristo levando assim, amor a todos. A missa foi concelebrada pelo padre Ludendorff Cohen Couto (Licinho), coordenador do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) e pelo padre Mario Geremia.

O evento reuniu cerca de 100 pessoas, a maioria crianças e adolescentes. Houve uma reflexão sobre a situação da infância e adolescência nas Américas abordando problemas como, o trabalho infantil, a fome, a violência urbana e a prostituição. Os trabalhos encerraram com uma apresentação do grupo da IAM da paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Pavuna.

Para Carolline Ferreira, 12 anos, o encontro foi muito proveitoso. “Gostei de tudo, foi um encontro muito divertido e proveitoso, aumentando nossa experiência missionária como discípulos de Jesus Cristo dentro da nossa comunidade, da nossa Igreja”, comenta.

Gostei de tudo, da palestra, da missa com dom Paulo, das brincadeiras, do almoço, da animação, resumindo: gostei de tudo”, afirma o pequeno André Filipe, 10 anos. Thamires, 11 anos, por sua vez, destaca a interação dos grupos da IAM e as amizades que fez com todos.


O nosso I Congresso foi um sucesso, pois alcançamos o objetivo de fazer as nossas crianças e adolescentes refletiram sobre a realidade das crianças e adolescentes das Américas e como elas podem ajudá-las, mesmo estando distante”, avalia Celeste da Conceição Gomes de Loureiro Alves, coordenadora da IAM na arquidiocese do Rio de Janeiro. “Além disso, os participantes puderam compartilhar experiências e cultivar novas amizades. Através deste Congresso renovaremos o nosso ardor missionário para continuar a divulgação da IAM na nossa arquidiocese para aumentar o número de grupos nos vicariatos”, finaliza a coordenadora.

Postar um comentário

0 Comentários