Diocese de São João da Boa Vista acolherá próximo ERIAM do Regional Sul 1, em 2015


A Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Estado de São Paulo realizou, nos dias 05 a 07 de julho, o seu 3º Encontro Regional (ERIAM). O evento reuniu na diocese de Bragança Paulista, cerca de 300 pessoas, a maioria crianças e adolescentes, mas participaram também os assessores e animadores. Dentre as 22 dioceses presentes, a Diocese de São João da Boa Vista esteve representada com 16 crianças e adolescente e duas assessoras, das cidades de São João da Boa Vista, Mogi Guaçu e Santa Cruz das Palmeiras.

Os trabalhos foram assessorados pela coordenadora da IAM do Regional Sul 1 da CNBB, Nádia Maria da Silva Fusinato, e pelo diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti. As reflexões giraram em torno do tema: "Infância e Adolescência Missionária: 170 anos de amor e compromisso à Missão”, e lema "IAM, jovens missionários do amanhã". Uma vez que neste ano foi aberto o ano da IAM no Brasil, como parte da celebração dos 170 anos desta obra. Cinco oficinas de trabalho aprofundaram o estudo sobre: a realidade missionária; a espiritualidade missionária; o carisma da IAM e o Papa; e ainda, o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Com esta organização o encontro favoreceu que as crianças e adolescentes compreendesse a importância de partilhar, mesmo que a custa de pequenos sacrifícios, pois sabem que podem e devem, pela amizade que constroem com Jesus, colaborar com um mundo melhor. Mariana (15), da paróquia Senhor Bom Jesus, afirmou que o Encontro, através das dinâmicas a ajudou aumentar ainda mais consciência da necessidade de “ajudar as crianças e partilhar aquilo que temos”. As crianças presentes foram impelidas a “a partir de sua  paixão por Jesus, anuncia-lo sem medo!

4º ERIAM, em 2015
Foi com grande alegria que as crianças e adolescentes presentes receberam o anúncio que a sede do próximo Encontro do Regional Sul da CNBB, que acontecerá em 2015, será na Diocese de São João da Boa Vista. 

Com o apoio do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano) e da coordenação diocesana de Pastoral, a equipe local da IAM deseja que este encontro seja uma oportunidade para que este Obra alcance ainda mais as paróquias de nossa diocese, de tal modo que, cada vez mais crianças façam, pelo caminho missionário, uma autêntica experiência da alegria que nasce da amizade com Jesus.


Nas palavras da assessora Darlini, de Mogi Guaçu, este “encontro ajuda perceber que o ardor missionário está vivo nos nossos corações, na vida da Igreja, nossos trabalhos espirituais, nossas experiências,  e o aprendizado que recebemos no ERIAM nos servirá por toda a vida”.

A IAM na Diocese de São João da Boa Vista
Neste ano, em que a IAM do Brasil celebra seu ano jubilar, a diocese também celebra os 15 anos da existência desta Obra. Ao longo deste tempo são muitos os frutos desta Obra em todas as paróquias que abraçaram a evangelização das crianças. Não se poderia medir nem calcular o que significa fazer parte desta obra que busca alargar o coração dos “pequenos e grandes missionários” para que possam, no seguimento de Jesus, concretamente, se comprometer na construção do Reino de Deus, através do serviço e da ajuda ao próximo e de todo o mundo, em particular aos que mais precisam. 

Aqueles que fizeram parte da obra desde o início testemunham os benefícios que a IAM trouxe para suas vidas. Peterson, hoje com 21 anos, fez parte do primeiro grupo quando ainda tinha 6 anos. Ele afirma, “minha imaginação era posta a prova para buscar um jeito de mudar o mundo, começando pela vida de uma ou de outra criança, que assim como eu tinha seus medo e suas angustias de criança. Isso mudou o olhar que hoje tenho pra elas (crianças), quando as vejo, percebo ali a grande fonte de esperança, não porque elas serão o futuro, mas porque são um presente ativo e que precisa ser moldado.... Me sinto assim, uma criança moldada a olhar o mundo com olhos de criança” 

A diocese, em seu projeto de Evangelização, vive o período de implantação desta Obra. Leve a IAM à sua paróquia, para que assim como muitas crianças já tiveram suas vidas transformadas pela força da amizade com Jesus e do anúncio do Evangelho, aconteça com as crianças de sua paróquia.

Para entrar em contato com a equipe diocesana da IAM, envie um e-mail para: iam.saojoao@hotmail.com ou entre em contato pelo telefone: (19) 9225 5767.

Veja mais:

Postar um comentário

0 Comentários