Formação missionária da IAM na Região do Vale do Coreaú


Nos dias 10 e 11 de agosto, aconteceu mais uma formação da Infância e Adolescência Missionária (IAM) na Diocese de Sobral, no Ceará, com a participação de vinte e dois jovens.

O encontro deu-se início com a mística pela manhã do dia dez, seguindo com a apresentação dos participantes em uma dinâmica coletiva. Logo após a Ir. Clemilda (coordenadora do COMIDI), conduziu o primeiro momento, fazendo um levantamento de como se encontrava a IAM nas paróquias da referida Região Coreaú, concluindo  com a apresentação do diagnóstico da Infância e Adolescência Missionária a nível de Brasil de mundo.

Dirigiu-se ao grupão perguntas sobre a IAM, com isso pode-se perceber o nível de conhecimento dos mesmos na vida da igreja. Mediante a isto foi  organizado dois grupos de estudos. O primeiro grupo coordenado por Flávio Sales e Ir. Joselma, ( Membros do COMIDI) ficou com os futuros novos assessores, para repassar toda a história, carisma e  metodologia da  IAM.

O segundo grupo coordenado por Ir. Clemilda e Rose, (Coordenadora da Região Sede) ficou para fazer um aprofundamento sobre a missão e organização da igreja mediante documentos e organograma, começando pelo Vaticano II, e concluindo com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011 – 2015.


Na manhã do ultimo dia, o segundo grupo ao ver as propostas do ano da IAM no pais local, propôs também um grande momento de encerramento das festividade a nível de Região Episcopal Vale do Coreaú. Porém, tal proposta só será firmada com o conhecimento e a aceitação dos párocos, caso concordem e melhorem a ideia, se fará em maio de 2014, uma jornada da Infância e Adolescência Missionária na região Coreaú em uma das paróquias que tem Maria como padroeira, culminando a programação com a Coroação de Nossa Senhora. Pois tal região é onde se existe mais grupos organizados da IAM na Diocese.

A referida proposta foi apresentada as demais pessoas, tendo a aprovação dos presentes. Em seguida deu-se a eleição da coordenação da IAM da Região.


O encontro foi encerrando com uma celebração de envio e entrega da cruz e do certificado para quem participou da formação.

Ir. Maria Clemilda Josefina (COMIDI)


Comentários