Encontro de aprofundamento para coordenadores estaduais e diocesanos da IAM


A Infância e Adolescência Missionária (IAM) do estado do Rio de Janeiro realizou, nos dias 30 de agosto a 01 de setembro, um encontro de aprofundamento para coordenadores estaduais e diocesanos. A formação reuniu, na casa de retiro São Francisco, em Duque de Caxias (RJ), 32 pessoas das dioceses de Petrópolis, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Barra do Piraí/Volta Redonda e Niterói.

Participaram também, a coordenadora estadual da IAM no Rio de Janeiro, Celeste Alves, e dom Tarcísio Nascentes Santos, bispo diocesano de Duque de Caxias.

A formação foi assessorada pelo secretário nacional da IAM que falou sobre o Ano da IAM no Brasil, metodologia da IAM, comunicação missionária e um diagnóstico da IAM nas comunidades locais. Padre André falou ainda sobre, a IAM da América a serviço da missão, que será tema do 1º Congresso Americano da IAM marcado para o mês de maio de 2014, em Aparecida (SP).

Para Celeste Conceição Alves, coordenadora da IAM do Regional Leste, “o Congresso da IAM será um marco importante para todos os assessores, por dois motivos: a concentração num só lugar dos assessores do Brasil e de toda a América, compartilhando experiências e criando novos laços de amizade, além de reflexões sobre temas importantes para melhorar nossa atuação nos grupos".

O casal coordenador da IAM, no vicariato suburbano da arquidiocese do Rio de Janeiro, Edisa e Victor Castellar, explica que a arquidiocese celebrou o Ano da IAM com retiros a cada dois meses. O último foi realizado em Porto das Caixas, Itaboraí, no Santuário de Jesus Crucificado e teve como tema: “Como anda minha fé”.

"Para mim a importância de encontros como este é a atualização, conhecimento de outras realidades com assessores e coordenadores de outras dioceses”, avalia Elisabeth Gonçalves Gonzalez, coordenadora diocesana da IAM em Petrópolis. “É alimento e força para continuar enriquecendo nosso trabalho".

Postar um comentário

0 Comentários