Abertura oficial do Mês Missionário em Brasília


A abertura oficial do Mês Missionária em Brasília, foi realizada na manhã de domingo, 06 de outubro, na Catedral, com a Santa Missa presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Valdir Mamede. Participaram da celebração, representantes missionários da Arquidiocese como a Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária (JM), a Escola de Evangelização Santo André, a Missão Igreja de Roraima, o Reino Christi e a Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB.

Também estiveram presentes na solenidade, os estrangeiros que estão fazendo o curso CENFI (Centro de formação Intercultural) que se dedica à formação cultural e eclesial dos missionários que vem do exterior no Centro Cultural Missionário (CCM). Após o término do curso, em dezembro, os missionários serão enviados em missão para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Amazônio, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.


Na procissão de entrada, a Juventude Missionária e a Infância Missionária entraram com as bandeiras com as cores que simbolizam os cinco continentes, com o terço missionário e com as imagens dos padroeiros dos missionários, Santa Teresinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier.

Após a comunhão, os missionários do exterior que estão em formação no CCM se apresentaram e disseram para onde seriam enviados. Entre os missionários estão padres, seminaristas, religiosos e consagrados oriundos de vários países, entre eles: Índia, México, Coréia do Sul, Haiti e Indonésia. A maioria deles está no Brasil pela primeira vez; e, apesar das dificuldades geradas pelas diferenças culturais, todos se mostraram bastante perseverantes com a nova missão.

Há 7 meses no Brasil e apenas há 15 dias na Capital Federal, Pe. Jangar, 34 anos, indiano, relatou o seu contentamento em assumir o seu compromisso missionário. "Estou feliz e quero ir trabalhar no Pará. A linguagem daqui é muito dificil mas não é problema. Sou um missionário", disse Jangar.

Após, uma criança da IAM também declamou o poema "Missão é Partir", de Dom Helder Câmara. Ao final, todos fieis receberam a benção de envio, dada por Dom Valdir, e seguiram para a Cidade da Estrutural para realizarem um dia de missão.

A Coordenadora Arquidiocesana de Escola de Engelização Santo André, Kely Joelma de sousa, explicou os motivos da escolha pela Cidade Estrural. "A nossa função é levar a palavra de Deus de porta em porta. Nós escolhemos sempre essas cidades que estão começando. Como Dom Sergio dividiu a área pastoral da Estrutural, nós estamos indo lá para evangelizar e fazer um levantamento da região, instruir quanto aos horários de missas e de confissões", concluiu.


Além do anúncio, feito de casa em casa, durante todo o dia houve um laboratório realizando exames médicos nos moradores; brincadeiras para crianças; apresentação do Bate Lata de Jesus, da Infância, Adolescência e Juventude Missionária; Show com a banda RenovaMix e, para encerrar, Santa Missa às 17h.

Com informações de Thais Duarte e Arquidiocese de Brasília

Postar um comentário

0 Comentários