Arquidiocese de Maringá promove formação para assessores da IAM


A arquidiocese de Maringá, no norte do Paraná, realizou nos dias 25 a 27 de outubro, mais um Encontro de formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária, atividade conhecida como EFAIAM. O encontro contou com a participação de 56 pessoas de nove das 57 paróquias da arquidiocese de Maringá. Participaram também representantes de quatro paróquias da diocese de Paranavaí (PR).


Os temas de formação foram apresentados pelo padre André Luiz de Negreiros, secretário nacional da IAM, e Elaine Machado, coordenadora da IAM no Regional Sul 2 (Paraná). História e carisma da IAM, organização e metodologia, capacitação de assessores e coordenadores, o perfil do assessor (a), psicopedagogia das idades e espiritualidade Missionária, foram temas abordados.


A programação abriu espaço ainda para uma partilha sobre a Missão Católica que o Regional Sul 2 planeja abrir na diocese de Bafatá, Guiné Bissau – África. A futura obra contempla três frentes: educação, saúde e evangelização. A IAM do Paraná está empenhada na arrecadação de fundos para a perfuração do poço artesiano e as instalações necessárias para fornecer água à missão em Quebo. A região escolhida na diocese de Bafatá conta com uma população de quase 20 mil habitantes e ainda sem registro de cristão. O desafio é grande, mas o Regional conta com a ajuda espiritual e material: oração, sacrifício e solidariedade para ir ao encontro daquele povo.

Na noite do sábado houve apresentações de teatro, jograis e danças. Um coral da IAM apresentou as características dos cinco continentes. As crianças e adolescentes juntamente com as famílias das paróquias de Maringá e região também estiveram presentes na noite cultural.

Durante os trabalhos, a organização do encontro contou com o empenho de equipes divididas nos cinco continentes que desenvolveram, com dedicação, as atividades propostas. Ganhou destaque, a partilha dos trabalhos realizados pelos grupos da IAM nas paróquias, a presença do arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, que celebrou a Eucaristia no sábado e o envio missionário, na tarde do domingo. Outros pontos altos foram: a espiritualidade com o Terço Missionário, a presença das famílias e a assessoria do padre André,

Participar do EFAIAM foi realmente muito bom, pois proporcionou um melhor conhecimento sobre a Obra. Isso despertou ainda mais a vontade de servir a Deus, renovou nossa fé e permitiu interagir e trocar informações entre as paróquias”, avalia Cristiane Silva, assessora da IAM na paróquia São Miguel Arcanjo. “O encontro realmente veio trazer novas ideias e novas oportunidades de evangelização”.

Ana Beatriz B. R. Moraes, da paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, diz que gostou muito da formação. “Espero que venha mais pela frente. Pude conhecer e saber mais sobre as crianças, sua alegria é contagiante. Amei participar e agradeço a Deus a oportunidade que Ele me proporcionou”.

Silvia Bispo, coordenadora diocesana da IAM de Maringá, afirma que o EFAIAM vai ajudar a expandir o trabalho. “Esta formação era necessária para nossa diocese poder avançar. Depois deste encontro implantaremos a IAM em mais três novas paróquias. Com isso, esperamos atingir novas paróquias com o apoio do clero”.

Louvamos e agradecemos a Deus pela IAM de Maringá e Paranavaí e agradecemos o empenho de todos que contribuíram de forma direta e indiretamente para que este encontro fosse realizado, nossa gratidão a todos”, ressalta Elaine Machado.

Assista ao vídeo com uma das falas do padre André e fotos do encontro:



Com informações da IAM do Regional Sul 2.
Vídeo produzido por Pedrina Souza.

Postar um comentário

0 Comentários