Diocese de Pesqueira (PE) realiza Encontro Missionário


Em sintonia com a Campanha Missionária 2013, a diocese de Pesqueira em Pernambuco realizou, no dia 29 de setembro, o III Encontro Missionário Diocesano. Com o tema “Juventude em Missão” e o lema “A quem eu te enviar, irás” (Jr. 1,7b), cerca de 600 pessoas, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos, estiveram reunidos para refletir sobre o Mês Missionário e enviar 32 missionários para a cidade de Manaus (AM).

Na mesma ocasião, o bispo diocesano dom José Luiz Ferreira Salles convocou todos para a missão e expressou o desejo de realizar um Congresso Diocesano da Infância e Adolescência Missionária (IAM) em 2014.

O Encontro foi coordenado pelo padre Samuel Briano e pelo Conselho Missionário Diocesano (Comidi) da Diocese de Pesqueira. A programação contemplou o estudo da mensagem do papa Francisco para o Mês Missionário deste ano e Oficinas Missionárias com os participantes. Os jovens Jadson Bezerra e Jordhy Paiva, da equipe articuladora da Juventude Missionária (JM) em Pernambuco, e Lucas Ferro da JM de Alagoas, participaram do encontro e conduziram oficinas com crianças, adolescentes e jovens.

Sobre a carta do papa Francisco para o Mês Missionário, padre Samuel destacou a ligação do Dia Mundial das Missões de 2013 com o Ano da Fé, proclamado por Bento XVI. Na mensagem, o papa Francisco destaca que “é urgente fazer brilhar em nosso tempo a vida nova do Evangelho com o anúncio e o testemunho”. A propósito disso, padre Samuel recordou que, “para um verdadeiro anúncio da mensagem de salvação de Jesus Cristo é necessária a disposição de pessoas. Daí a realização do nosso Encontro de formação missionária”. Segundo a coordenadora diocesana da IAM, a jovem Maria Lucilene, “o encontro diocesano é importante para a animação e fortalecimento da caminhada missionária em toda a sua dimensão”.

Outro momento forte foram as Oficinas onde os participantes refletiram sobre IAM, Juventude Missionária (JM), Lectio Divina, Conselho Missionário Paroquial e Diocesano (Comipa e Comidi), comunicação, missão de transmitir a fé e pastorais sociais. Para a missionária leiga Cleonice Nascimento, “participar do encontro é um aprendizado. O momento é necessário, aconchegante, familiar, o missionário necessita participar sempre mais, é um local de abastecimento, de força para os missionários”. A alegria estava estampada no rosto dos participantes ‘é bom ser missionário!’.


Ao final do Encontro, dom José Luiz presidiu a Missa de envio durante a qual apresentou os 32 missionários que estarão na cidade de Manaus por 15 dias em missão. ‘É uma oportunidade de contribuir com um pouco de nós para as nossas Igrejas-irmãs que necessitam de missionários de Jesus Cristo, anunciadores do Reino de Deus’, refletiu o bispo. Segundo João Celson, membro do Comidi, alguns dos frutos do Encontro Diocesano são “a reunião e ânimo das comunidades, troca de experiências e renovação do espírito missionário”.

Uma mensagem ecoa nos ouvidos de todos: “Cristo nos convida, venham meus amigos. Cristo nos envia, sejam missionários”.

Jadson Bezerra, da JM em Pernambuco.


Postar um comentário

0 Comentários