Regional Noroeste intensifica formação de assessores da IAM


O Regional Noroeste da CNBB (Rondônia, Acre e sul do Amazonas) realizou, nos dias 27 a 29 de setembro, mais um encontro de aprofundamento para assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM). A formação reuniu no Centro Arquidiocesano de Pastoral em Porto Velho (RO), cerca de 50 pessoas das dioceses de Ji-Paraná, Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Humaitá, e da arquidiocese de Porto Velho.

Durante a programação, o secretário nacional da IAM, padre André Luiz de Negreiros desenvolveu vários temas, tais como: o Ano da IAM no Brasil, a Campanha Missionária 2013, metodologia de trabalho com a IAM, o rosto da IAM no Regional Noroeste e comunicação missionária. Padre André deu especial atenção ao 1º Congresso Americano da IAM, a realizar-se em Aparecida (SP), nos dias 23 a 25 de maio de 2014. Como motivação refletiu sobre o tema do Congresso: “IAM da América a serviço da missão”.


Acredito que Jesus e Maria Santíssima, primeiros grandes missionários irão à frente desta Obra de animação missionária”, afirma Aldemísia Magalhães, coordenadora do Conselho Missionário Regional (Comire) Noroeste. “O 1º Congresso Americano da IAM, nos convoca e nos envia para tornar Jesus conhecido e amado. Espero que com este congresso, leigos e clero conheçam e se deixem apaixonar pelo ardor missionário da IAM, sendo que eles são os principais animadores da ação missionária. Como também o crescimento e o fortalecimento da IAM na oração, sacrifício e partilha, aqui e além-fronteiras”, completou.

Sílvio Carlos Mendonça, coordenador diocesano da IAM em Humaitá (AM), explica que naquela diocese, o trabalho está dando frutos. “Muitas crianças e adolescentes através da IAM estão se abrindo para o trabalho nas pastorais em suas comunidades. Temos, por exemplo, na paróquia São Francisco, um grande número de coroinhas que através da IAM, hoje servem em suas comunidades. Como obras e pastorais temos desafios, mas unidos como família, nós sempre vencemos”.

Latif Maria de Araújo Lima, membro da coordenação da IAM em Rio Branco (AC) avalia que estas formações ajudam a dinamizar o trabalho. “Encontros como este animam, motivam, promovem e acompanham a vida e a ação missionária das dioceses, prelazias e paróquias do Regional e também não deixam que se perca o olhar à universalidade”.

Participaram também do encontro os padres, Adão Reis, coordenador estadual da IAM em Rondônia e Jaime Gusberti, coordenador arquidiocesano de pastoral em Porto Velho.

FONTE: POM - 01/10/2013

Postar um comentário

0 Comentários