Encontro reúne Infância e Adolescência Missionária da Região Sul do Brasil


A cidade de São Leopoldo (RS) acolheu, no último fim de semana, dias 8 a 10 de novembro, o 5º Encontro de assessores e coordenadores diocesanos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) dos três estados do Sul. O “Sulão”, como é conhecido o evento, reuniu no Centro Mariápolis, 92 participantes das dioceses dos estados do sul, sendo que estavam representadas seis dioceses do Rio Grande do Sul, cinco de Santa Catarina e oito do Paraná.

A programação contou ainda com a participação e animação do grupo da Juventude Missionária (JM) de Osório (RS) e a assessoria dos padres André Luiz de Negreiros, secretário nacional da IAM e Camilo Pauletti, diretor das POM.

A formação abordou temas como: orientações e tarefas dos coordenadores diocesanos da IAM, o Ano da IAM no Brasil, comunicação e missão, 1º Congresso Americano da IAM, e 4º Congresso Americano Missionário e 9º Congresso Missionário Latino-Americano (CAM 4 - Comla 9) a realizar-se na Venezuela no final deste mês.


As diversas atividades revelaram uma grande riqueza, momentos de partilha dos trabalhos nas dioceses, de formação, orientações, orações e celebração da caminhada da IAM no Sul do Brasil. A noite cultural mostrou danças típicas, teatros, músicas, inclusive sobre a missão além-fronteiras na Guiné Bissau (África), onde o Regional Sul 2 da CNBB (Paraná) planeja abrir uma missão.

Nos dias do encontro realizou-se o gesto concreto do Cofrinho, prática bem difundida entre as crianças e adolescentes da IAM. O resultado da coleta foi de R$ 149,80, a ser encaminhada para as POM.

Para o bispo referencial da Missão no Regional Sul 3 da CNBB, dom Jaime Pedro Kohl, “este encontro é um estímulo para todo o Regional. Embora tenha iniciativas concretas, o Rio Grande do Sul pode e deve trabalhar mais a IAM e JM em suas dioceses e paróquias. Estamos aqui e é uma grande motivação e mais compromisso com a Obra além de ser uma troca de experiências”.

Zenaide Busarello, coordenadora da IAM no Regional Sul 3, avalia que o "Sulão" foi um momento “muito precioso de abastecimento e aprimoramento, revisão e avaliação dos trabalhos. Pudemos sentir a caminhada de outras dioceses aqui no Sul e a troca de experiência foi enriquecedora. As dioceses devem estar em sintonia com o regional e o nacional”, defende.

É um aprendizado pra mim que estou debutando como equipe de IAM, ao mesmo tempo uma motivação e conhecimento. Sinto que a partilha e a troca de experiência vai despertando-nos na missão”, afirma Mara Silva, da Equipe de coordenação IAM no Rio Grande do Sul.

Segundo Elaine Machado, coordenadora da IAM no Paraná, o encontro foi um “momento de partilha, crescimento, aprendizado e avaliação. Vimos o que melhorar e como nos abrirmos para a missão local, sobretudo, além-fronteiras que é o nosso carisma, percebendo que mesmo o pouco que fazemos se fizermos juntos podemos fazer melhor”, destaca e complementa. “Percebemos o quão é importante estar em sintonia com a IAM do nacional, regional, das dioceses e paróquias. Louvado seja Deus pela IAM do Sul do Brasil, onde tantas crianças, adolescentes, jovens e adultos estão se empenhando em pequenos gestos através da oração, sacrifício e a solidariedade para que Jesus seja conhecido e amado”.


O "Sulão" da IAM acontece desde 2009, sendo realizado cada ano em um estado: o 1º foi em Joinville (SC), o 2º em Caxias (RS), o 3º em Curitiba(PR) e o 4º em Lages(SC). A cidade de Londrina (PR) acolherá a 6ª Edição em 2014.

FONTE: POM - 12/11/2013

Postar um comentário

0 Comentários