Assembleia Nacional da Infância e Adolescência Missionária reflete sobre espiritualidade


“Que belos os pés dos mensageiros de boas Notícias”. Foi a partir dessa frase bíblica que padre Jaime Gusberti, conduziu nesta sexta, 6, uma reflexão sobre a espiritualidade missionária durante a 18ª Assembleia Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM). O Encontro reúne na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília (DF), os coordenadores da IAM de todos os estados do Brasil para avaliar as atividades realizadas durante o ano e planejar os trabalhos de 2014.

Originário da diocese de Caxias (RS), padre Jaime Gusberti já foi secretário nacional da IAM e há cinco anos trabalha na arquidiocese de Porto Velho (RO). Em suas colocações, o missionário explicou que o cristão não pode separar a vida da realidade. “Somos filhos deste tempo e existem muitos desafios e ameaças. No Brasil vemos nas comunidades fome, doenças, feridas, droga, exclusão, corrupção... Por trás das ameaças existem pessoas humanas e devemos unir a nossa espiritualidade com seus sofrimentos”, afirmou.
Disse ainda que, “o nosso coração missionário nos leva bem mais longe”, por exemplo, até as Filipinas junto às vítimas do tufão Haiyan. “Uma oração para ser completa, contempla a realidade. A espiritualidade vem de dentro e cresce através do encontro com as pessoas, com o mundo na missão com as crianças, adolescentes e jovens. A espiritualidade missionária nos leva a agir motivados pelo Espírito de Deus. Com isso seremos capazes de ver as ações de Deus no mundo em que vivemos”, destacou padre Jaime. Segundo ele, a espiritualidade da ação missionária dos discípulos de Jesus Cristo deve ter presente toda a realidade em que os mesmo discípulos estão envolvidos. “Não é possível cultivar uma espiritualidade desencarnada da vida do sofrimento das pessoas”.

Os participantes da Assembleia contemplaram ainda o desafio de sair ao encontro das pessoas. “Para uma espiritualidade ser verdadeiramente viva, ela precisa estar em sintonia com as pessoas principalmente com aqueles que mais sofrem”. O assessor lembrou também que o papa Francisco, “na sua Exortação Apostólica (Evangelii Guadium), nos desafia a cultivarmos uma espiritualidade missionária, não apenas uma espiritualidade superficial. O papa nos convida para que vivamos esta espiritualidade no dia a dia. Por isso a espiritualidade missionária se alicerça na palavra de Deus, na Eucaristia ou até mesmo na celebração da Palavra e no amor aos pobres”, finalizou.


Mais tarde os padres da Equipe das POM falaram à Assembleia sobre os trabalhos realizados em cada uma das quatro obras pontifícias. O diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti destacou o apoio oferecido aos coordenadores regionais para auxiliar na articulação do trabalho nos estados. “Essa ajuda é apenas um sinal de corresponsabilidade em nível nacional, contudo é importante que todos se empenhem para encontrar recursos a fim desenvolver as obras nas bases”, esclareceu o diretor.

Outro tema tratado foi o da comunicação no que diz respeito à produção e envio de notícias para publicação no site das POM (www.pom.org.br) e nas redes sociais. Rodrigo Piatezzi, da diocese de São Miguel Paulista (SP) apresentou o conteúdo e deixou orientações para que as coordenações da IAM nos estados e dioceses alimentem o blog Garotada Missionária (http://garotadamissionaria.blogspot.com.br), uma referência para a IAM de todo o Brasil.

O dia de trabalho começou com uma missa e no final da tarde os participantes da Assembleia rezaram o Terço Missionário com intenções específicas para cada continente.

A programação segue neste sábado, 7, com uma formação sobre o Ofício Divino, celebração da Palavra e Eucaristia com crianças. A definição do tema, lema e materiais para a 2ª Jornada Nacional IAM em 2014 e uma celebração Eucarística presidida pelo secretário Geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, também fazem parte da programação.

A Assembleia encerra no domingo, 8, com o planejamento das atividades para 2014.

Jaime C. Patias
FONTE: POM - 06/12/2013

Postar um comentário

0 Comentários