Pernambuco se prepara para 1º Congresso Estadual de Assessores da IAM e JM


Em sintonia com o Secretariado Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM) que está organizando o 1º Congresso Americano da IAM que acontecerá em Aparecida-SP no mês de maio, a equipe de articulação da IAM e Juventude Missionária (JM) do estado de Pernambuco convoca os assessores e coordenadores diocesanos para o 1º Congresso Estadual que irá refletir e planejar a caminhada missionária no estado.

Com o tema “IAM e JM de Pernambuco a Serviço da Missão: é hora de testemunhar!” e lema: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Mt 9, 37)” os participantes terão a oportunidade de vivenciar, planejar e reavivar o carisma missionário vinculado às Pontifícias Obras Missionárias (POM). Segundo a Ir. Dircilene Silva, coordenadora da IAM em Pernambuco, o Congresso terá como objetivo: “vivenciar por meio do serviço, anúncio, testemunho e partilha em comunhão a  ação  evangelizadora dos assessores e  das crianças para com as crianças, dos jovens para com os jovens, pautada na promoção da dignidade humana e de uma sociedade justa e solidária, em preparação ao 1º Congresso Americano da IAM”.

A equipe de articulação do Congresso composta pela Ir. Dircilene Silva, Graciane Apolônio (Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Interclesial) e o jovem Jadson Bezerra (Articulador da JM em PE) se reuniu na sede da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Olinda e Recife para planejamento do Congresso. Entre outras atividades que compõem a programação destacam-se os testemunhos missionários de jovens e adultos que vivenciaram experiências missionárias no Brasil e em outros países, tais como as jovens Viviane Matos e Ângela Lucena (Missão de Verão no Paraguai), Pe. Samuel Briano (Missão na Arquidiocese de Manaus), Wallas Oliveira (Diocese de Caruaru) que desde pequeno participa da IAM, e a leiga missionária Teone Pereira (Missão Além-Fronteiras em Moçambique). Oficinas temáticas coordenadas pelo professor e coordenador da IAM na Arquidiocese, o jovem Marcos Santana, também farão parte da programação.

Após a reunião de planejamento, a equipe de articulação do Congresso visitou o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e apresentou as atividades que reunirão as dez dioceses do estado de Pernambuco (Afogados da Ingazeira, Caruaru, Floresta, Garanhuns, Nazaré, Palmares, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro e Arquidiocese de Olinda e Recife). Para Ddom Fernando Saburido, “o Congresso Estadual será um momento de partilha e reencontro dos missionários, já que a Infância Missionária tem contribuído com a animação missionária das crianças e adolescentes”. O arcebispo solicitou que a equipe de articulação do Congresso envie carta-convite para todas as 110 paróquias da Arquidiocese com o intuito de incentivar em todas elas os grupos de IAM e JM.

Sobre a programação do Congresso, o jovem Marcos Santana destacou que “este será um momento de reflexão missionária, pois estaremos orientando a participação representativa de assessores da IAM das dioceses no 1º Congresso Americano da IAM, além de promover uma melhor animação e cooperação missionária para a 2ª Jornada da IAM no Brasil e divulgar os trabalhos da IAM e JM nas dioceses”. Para Marcos, o Congresso Estadual irá “colaborar na formação e atualização contínua dos assessores, reconhecer a urgência da nova evangelização e analisar e traçar metas para o trabalho de evangelização das POM em Pernambuco”.

Iniciando na sexta-feira dia 21 de fevereiro e concluindo no domingo (23), o Congresso Estadual de Assessores da IAM e JM de Pernambuco será realizado no Centro Pastoral Arquidiocesano Dom Vital (Recife-PE) com participação de cerca de 60 pessoas representando as dez dioceses do estado. O jovem Guilherme Cavalli, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), também participará do Congresso e refletirá sobre as atividades missionárias da POPF no Brasil que tem despertado o carisma missionário com os jovens (Juventude Missionária), famílias (Famílias Missionárias), idosos e enfermos (Idosos e Enfermos Missionários) e de grupos de animação missionária ligados a POPF.

POM em Pernambuco
As atividades das POM estão presentes nas dez dioceses que compõem o estado, destacando-se os grupos da IAM e mais recentemente os grupos de JM que tem surgido na Arquidiocese e nas dioceses de Garanhuns, Pesqueira e Nazaré, por exemplo. A comunicação e articulação das atividades num estado que se estende desde o litoral e vai até o sertão nordestino é um desafio que tentará ser rearticulado durante o Congresso. Para Ir. Dircilene, “a criação e rearticulação de grupos de IAM e JM em todo o estado tem despertado atenção especial por parte dos bispos e padres para esta articulação missionária de crianças, adolescentes e jovens”.

O jovem Jadson Bezerra destaca que “os grupos de JM que estão surgindo nas dioceses são fruto do trabalho da IAM que tem sido desenvolvido há cerca de dezesseis e até vinte anos de caminha missionária com as crianças. Nós temos uma responsabilidade grande para com a IAM e uma gratidão maior ainda pelo bem que ela tem feito para a nossa Igreja”.

Comunicação IAM/JM Pernambuco

Postar um comentário

0 Comentários