A Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Estado do Piauí realizou no dia 12 de abril, no ginásio do Colégio Diocesano em Teresina, o 2º Congresso Estadual da IAM, que contou com a representações das delegações das Dioceses de Picos, Campo Maior e da Arquidiocese de Teresina, reunindo cerca de 400 congressistas entre crianças, adolescentes e assessores que, com muita empolgação, mostraram seu ardor missionário pela Evangelização dos povos.
Logo após a partilha missionária incentivadora de Dom Jacinto, Pe. André Negreiros, Secretário Nacional da Obra da Santa Infância, expressou sua alegria de estar em sua diocese de origem e de ver que a semente da IAM cada vez mais viva no Piauí.
A oração inicial, de responsabilidade das crianças da Diocese de Campo Maior, com muita simplicidade e carisma, contagiou a todos com o momento de espiritualidade missionária apresentada. Em seguida, a coordenadora do Conselho Missionário Regional (COMIRE), Maria José, conhecida carinhosamente como Dedé, fez a saudação em nome da Ação Missionária do Piauí, seguida do novo Coordenador Estadual da IAM e também coordenador da Obra na Arquidiocese de Teresina, Rômulo Stefanno, que no seu pronunciamento afirmou que está iniciando um novo tempo para a IAM do Estado do Piauí, um tempo de união de forças, onde cada um deve entender e vivenciar na prática que somos um só coração pulsando pela Missão, e que devemos partilhar o amor pela a IAM assumindo o compromisso de estarmos cada vez mais presentes nas ações missionárias realizadas pela IAM no mundo, no Brasil, e no Regional Nordeste IV.
Depois foi a vez da Banda da IAM animar à todos. Ninguém ficou parado... Foi um momento de grande alegria para todos, seguido pela Formação que o Secretário Nacional da IAM, Pe. André Negreiros, com a temática: "A IAM à serviço da Missão da América". Em seguida, as dioceses apresentaram o Panorama da IAM no Estado do Piauí.
No período da tarde, as delegações fizeram apresentações culturais. Depois contamos com as palavras animadoras de Dom Eduardo Zielski, bispo referencial para a Dimensão Missionária do Regional NE IV, que expressou a sua satisfação em ver tantas crianças reunidas e alertou que a Missão não termina com as crianças, mas continua com a Juventude Missionária, as Famílias Missionárias, com as vocações sacerdotais e religiosas.
Para encerrar o encontro, os participantes tomaram as ruas em direção à catedral cantando e mostrando a sua satisfação de estar compartilhando o seu amor pela Obra. Ao chegar na Catedral, todos ficaram atentos par o início da Celebração da Santa Missa. presidida por Dom Eduardo, e co-celebrada pelos padres André Luís, de Castelo do Piauí, Diocese de Campo Maior.
No momento do pós Comunhão todos ouviram o testemunho missionário da adolescente Patrícia, da Diocese de Picos, que em poucas palavras contou como a IAM mudou a sua vida. Padre André agradeceu a todos pelo belo congresso realizado e incentivou os participantes a estarem em estado permanente de Missão.
0 Comentários