1º Congresso Americano da Infância e Adolescência Missionária


Cerca de 700 assessores e coordenadores da IAM, vindos de vários países participarão, esse mês do 1º Congresso Americano da Infância e Adolescência Missionária. O encontro, que receberá 500 participantes do Brasil, tem como tema "IAM da América a serviço da missão" e como lema: Vocês são meus amigos! (Jo 15-14). O evento será realizado no auditório do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, entre os dias 23 e 25 de maio.

Os participantes do Congresso, organizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em parceria com as POM do continente americano, ficarão hospedados na casa de famílias de Aparecida e de Guaratinguetá. Durante o encontro, eles terão oportunidade de participar de conferências, testemunhos, fóruns e missas celebradas na Basílica e nas paróquias da região, além de uma noite cultural.

De acordo com as POM, o encontro tem por objetivo reunir secretários e animadores da IAM para celebrar em nível de América a finalização das comemorações dos 170 anos de fundação da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária. Por ocasião desta data, o ano de 2013 foi dedicado como o ano da IAM no Brasil.

Para padre André Luiz de Negreiros, secretário nacional da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, o encontro pretende ainda fortalecer a comunhão missionária entre os assessores e secretários nacionais da Obra, além de determinar as linhas de ação para os trabalhos da IAM no continente e reanimar a espiritualidade e o carisma da Pontifícia, através do exemplo de seu fundador dom Carlos Forbin Janson.

IAM no Brasil
Atualmente, a Pontifícia Obra da IAM no Brasil conta com aproximadamente 30 mil grupos, envolvendo, pelo menos, 260 mil crianças e adolescentes. Tem sua sede em Brasília, onde está localizado o Secretariado Nacional, e conta com a atuação de 26 coordenadores estaduais mais o do Distrito Federal, que acompanham as coordenações diocesanas, bem como os grupos das dioceses que ainda não têm uma coordenação.

Segundo padre André, o maior desafio da IAM hoje é criar coordenações diocesanas onde os grupos caminhem de forma isolada e também utilizar o material das Pontifícias Obras Missionárias nas escolas que trabalham com a IAM, criando uma maior comunhão e fidelidade ao carisma além-fronteiras.

Objetivo geral: Reunir secretários e animadores para celebrar em nível de América a finalização das comemorações dos 170 anos de fundação da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária.

Objetivos Específicos:
 Fortalecer a comunhão missionária entre assessores e secretários nacionais da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária;
• Determinar linhas de ação para os trabalhos da IAM no continente por meio das conclusões deste Congresso;
• Reanimar por meio do exemplo de nosso fundador Dom Carlos Forbin Janson a espiritualidade da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária;
• Celebrar os trabalhos realizados pela IAM em todo o continente americano;
• Encerrar o ano da IAM no Brasil em comunhão com os congressistas e grupos da IAM espalhados em nosso continente.

Postar um comentário

0 Comentários