#FalaSério: “Tráfico de seres humanos, sobretudo de crianças em Goma", denuncia a sociedade civil local


Uma rede de traficantes de seres humanos, sobretudo de crianças, age em Goma, capital do Kivu Norte (leste da República Democrática do Congo). É o que denuncia numa nota enviada à Agência Fides, a Coordenação da sociedade civil do Kivu Norte. "O método utilizado por esta rede é simples", afirma a nota. "Os seus membros utilizam várias estratégias e astúcias para capturar as vítimas. Organizam várias sessões de lavagem cerebral das vítimas e considerando as condições econômicas precárias dessas pessoas, prometem uma vida melhor".

As pessoas que terminam na rede de traficantes são conduzidas ao território de Beni (sempre no Kivu Norte) "para objetivos ainda desconhecidos", afirma a nota que acrescenta: "tudo leva a crer que o destino dessas pessoas seja a área ainda sob o controle do ADF, Allied Democratic Forces”. O ADF é um grupo guerrilheiro de origem ugandense que se instalou há muito tempo no nordeste da RDC, onde perpetra violência contra os civis locais.

O exército congolês, com o apoio das tropas da ONU, está fazendo uma série de ofensivas militares para tornar inofensivo este grupo guerrilheiro, um dos vários grupos armados que atua na província congolesa. A sociedade civil do Kivu Norte pede para que sejam reforçados os controles da polícia e da fronteira e que a magistratura faça uma investigação séria a fim de exterminar a rede de traficantes.

FONTE: Agência Fides - 29/04/2014

Postar um comentário

0 Comentários