IAM do Acre realiza encontro estadual


A Infância e Adolescência Missionária (IAM) do estado do Acre realizou, nos dias 25 a 27 de abril, mais um encontro estadual. O evento aconteceu na igreja Santa Inês, em Rio Branco. Cerca de 38 pessoas participaram da atividade, representantes das duas dioceses do estado: Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

Na ocasião, o secretário nacional da IAM, Padre André Luiz de Negreiros, abordou temas como: animação missionária e comunicação, dados sobre a Infância e Adolescência na América, orientações para coordenação diocesana da IAM e II Jornada Nacional da IAM. Ele falou ainda sobre o 1º Congresso Americano da IAM, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de maio, em Aparecida (SP).

Para Junior Lima, coordenador da Juventude Missionária (JM) do Acre, os encontros estaduais são importantes, pois além de facilitar a comunicação entre os grupos diocesanos, estaduais e nacionais, propicia a partilha de experiência e aprendizagens coletivas. Ele destaca em sua fala os ensinamentos de padre André que falou sobre a importância da comunicação para os trabalhos da IAM. "Tem que ser como uma teia, ligando todas as coordenações, possibilitando assim que o trabalho se fortaleça", disse.

O encontro estadual contou ainda com a participação do bispo de Cruzeiro do Sul, dom Mosé João Pontello, e do Padre Ananias Neto, formador de teologia do seminário diocesano de Cruzeiro do Sul. Em suas falas, eles trouxeram esperança e animaram os participantes a prosseguir no trabalho de formar crianças e adolescentes missionários. Desejam ainda um ótimo encontro e pediu que os participantes levassem os frutos da formação para suas comunidades.  “Que haja uma ótima continuação e um ótimo encontro, sendo uma alegria haver representantes de nossa diocese”, declarou dom Mosé.


Planejamento
O momento de formação também permitiu a realização do planejamento da IAM para o ano de 2015, com o lembrete de datas importantes nos calendários diocesanos e o reforço de se construir momentos de formação como este.

Despedida
O encontro também marcou a despedida da irmã Fernanda Sousa na coordenação diocesana da IAM de Rio Branco. A missionária parte agora para outros trabalhos, com novos desafios. No entanto, o momento que poderia ser de tristeza, trouxe alegria, pois irã Fernanda agradeceu a partilha dos tempos que esteve a frente da coordenação e afirmou que mesmo em outras missões levará os momentos e aprendizagens que tiveram juntos.

Postar um comentário

0 Comentários