Missa no Santuário de Aparecida entusiasma participantes do 1º Congresso Americano da IAM


A participação na missa das 8h no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida proporcionou momentos de forte comoção e entusiasmo nos mais de 700 participantes do 1º Congresso Americano da Infância e Adolescência Missionária (IAM), na manhã deste domingo, dia 25 de maio.

A missa foi presidida pelo cardeal dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em sua homilia o cardeal saudou os congressistas que vieram de 17 países e que foram acolhidos pelas famílias em 13 paróquias de Aparecida e Guaratinguetá. Concelebraram cerca de 50 padres e seis bispos dentre os quais, dom Sergio Braschi, presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB.

Eu tenho a certeza que este Congresso vai fortalecer a comunhão missionária entre os assessores e os secretários nacionais da Obra da Infância e Adolescência Missionária. Aos que vieram de outros países faço votos de uma boa viagem de regresso. Que Deus os acompanhe e não deixem apagar em seus corações a chama do ardor missionário que nestes dias certamente ardeu de modo especial no coração de cada participante deste 1º Congresso Americano”, exortou o cardeal.

Ao refletir sobre as leituras do dia, dom Damasceno destacou o tempo Pascal e o convite para celebrar com fervor e alegria a ressurreição de Cristo.


O Congresso foi mencionado também, no comentário inicial, nas preces e no final da celebração. Crianças e adolescentes acompanhados por coordenadores da IAM de alguns lugares do Brasil, como por exemplo, São João de Boa Vista e Mugi Iguaçu (SP) também estiveram na Basílica. O grupo de Mugi Guaçu trazia um cartaz com a inscrita: “O mundo sem Jesus está doente... Ai de mim se eu não evangelizar”.

O Santuário estava lotado de romeiros, famílias inteiras, caravanas, grupos e integrantes de pastorais. A quantidade de fiéis e o ambiente que se criou dentro e fora da Basílica impressionou os que lá se encontravam pela primeira vez. A missa acolheu também os participantes da 6ª Peregrinação da Família e do 4º Simpósio Nacional da Família que aconteceu em Aparecida, durante os dias 24 e 25 de maio. União, emoção e louvor marcaram a celebração na casa da Mãe Aparecida.


Após a missa os congressistas do 1º Congresso da IAM voltaram a se reunir no auditório do Santuário para a última sessão de trabalhos e a celebração de encerramento e envio. As atividades do Congresso iniciaram na sexta, dia 23, com uma intensa programação que incluiu testemunhos, painéis, fóruns temáticos, celebrações e convivência.


Veja mais:

Postar um comentário

0 Comentários