Diocese de São Miguel Paulista celebra Jornada Nacional da IAM com bate-latas


Na manhã deste sábado, 31 de maio, crianças, adolescentes, jovens e assessores da Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo (SP), estiveram reunidos na Paróquia de São Francisco de Assis dos Pequeninos, para celebrar a 2ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM), em comemoração aos 171 anos de fundação da Obra e 21 anos de presença na diocese.

O encontro iniciou com a Celebração Eucarística, presidida pelo Vigário Geral diocesano, padre Edílson de Souza Silva, e co-celebrada pelos padres Roberto Vieira Silva, pároco da Paróquia de São Francisco de Assis dos Pequeninos e pelo assessor eclesiástico do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), Alessandro Zanchi.

Durante a homilia, padre Edílson, apresentando a festa litúrgica da visitação de Nossa Senhora, recordou os dez compromissos da IAM. "Vocês da Infância Missionária possuem dez compromissos. Segundo eles, a criança missionária tem que falar de Jesus, estar à serviço, repartir os bens, rezar pelas crianças, louvar e agradecer, estar informado, valorizar as culturas, ser bem comportados, nunca desanimar e tornar Nossa Senhora conhecida e amada. Maria é exemplo para todos nós, sendo a primeira missionária, ela também se colocou à serviço: disse sim à Deus, colaborou na gestação de sua prima Isabel, esteve com Jesus desde o seu nascimento até a cruz.", lembrou padre Edílson. Ainda, durante a celebração, as crianças renovaram seu compromisso missionário e ofertaram seus cofrinhos, com o fruto de seus sacrifícios financeiros.

Ao final, padre Edílson partilhou a saudação enviada pelo bispo diocesano, Dom Manuel Parrado Carral. "Dom Manuel queria estar com vocês, mas não pode devido à outras atividades diocesanas, mas enviou uma mensagem de perseverança; pediu que não desistam da vossa missão como pequenos missionários.", informou o sacerdote.


Após a celebração, as crianças e adolescente, com latas, faixas e bandeiras nas mãos, saíram às ruas do Conjunto Habitacional Pe. José de Anchieta (Cohab 1) e realizaram um bate-latas. Cantando, rezando pelas crianças dos cinco continentes e gritando os lemas da IAM, as crianças chamavam a atenção dos moradores, que saíam às janelas ou paravam suas atividades, para saudar os participantes. "Fiquei muito feliz, rezando, participando... A Jornada Diocesana da IAM foi maravilhosa!", expressou a pequena Alice Aparecida, da IAM da Paróquia de São Francisco de Assis dos Pequeninos.

O encontro foi encerrado com a coroação de Nossa Senhora. Participaram do evento cerca de 400 crianças de diversas paróquias da Diocese de São Miguel Paulista; muitas delas, iniciaram a caminhada com a Obra no início deste ano.

Rodrigo A. Piatezzi
Coordenador Diocesano da IAM

Postar um comentário

0 Comentários