IAM da Arquidiocese de Goiânia celebra a 2ª Jornada Nacional da Obra


A equipe Arquidiocesana de Animação da Infância e Adolescência Missionária (IAM), seguindo as orientações do Secretariado Nacional (POM) e em sintonia com os grupos da IAM do Brasil, realizou a 2ª Jornada Nacional da IAM, no último domingo, 01 de maio, no Colégio Maria Auxiliadora da Rede Salesiana de Escolas (em Goiânia).

Participaram das atividades celebrativas mais de cem crianças e a adolescentes, além dos assessores, pais e colaboradores da IAM, pertencentes a dez paróquias da Arquidiocese de Goiânia.

A programação contou com um "café da manhã comunitário", apresentações e dinâmicas de entrosamento, seguida da Celebração Eucarística, presidida pelo diácono Max Costa. Após o almoço, as crianças e adolescentes tiveram atividades recreativas conduzidas pela Equipe do SESI/Goiás.


A Celebração Eucarística teve momentos significativos como a entrada dos símbolos missionários, a consagração das crianças e adolescentes (com a renovação dos compromissos), o ofertório (com o oferecimento das doações do cofrinho missionário, fruto do sacrifício pessoal das crianças em favor de outras da África) e a coroação de Nossa Senhora, estrela da evangelização. Durante a celebração as crianças e adolescentes receberam o lenço e o escudo da IAM de seus assessores.

A atividade foi muito bem avaliada pelas crianças, assim como pelos assessores e alguns pais que acompanharam seus filhos e ajudaram na organização do almoço oferecido. A Coordenadora Arquidiocesana da IAM, Edna Moreira Carvalho, acredita que "Celebração da Jornada Nacional da IAM é uma atividade que se consolida no calendário da IAM e constitui um momento muito importante de confraternização e renovação do compromisso missionário". Ela comenta ainda sobre a expectativa e entusiasmo dos grupos da IAM da Arquidiocese em receber o 16º ERIM - Encontro Regional da Infância Missionária, a ser realizado no mês de outubro deste ano.

A coordenação aproveita para agradecer pela colaboração das paróquias dos grupos da IAM, com o apoio dos assessores e pais que tornaram possível o oferecimento da alimentação do dia; da Rede Salesiana de Escolas, na pessoa da Ir. Josefa Rolim e da Direção do Colégio, pela disponibilização do espaço físico e do diácono Max Costa, por sua disponibilidade para conduzir a celebração.


Jornada Nacional da IAM
A Jornada Nacional da IAM surgiu em 2013, quando do início das comemorações dos 170 anos de fundação da Obra. Essa segunda edição marcou o encerramento das atividades do Ano da IAM no Brasil (2013/2014), que teve como ponto alto a realização do 1º Congresso Americano da IAM (CAIAM).

A 2ª Jornada Nacional da IAM teve como tema: "IAM da América a serviço da missão na África" e o lema: "Vocês são meus amigos" (Jo. 15, 14), sendo que os grupos da IAM direcionaram suas orações e solidariedade em favor das atividades missionárias com crianças e adolescentes do continente africano.

Igor Rodrigues Vieira
Secretário da Equipe de Animação da IAM
Arquidiocese de Goiânia

Postar um comentário

0 Comentários