Regional Nordeste 3 realiza Encontro de coordenadores estaduais e diocesanos da IAM


A arquidiocese de Vitória da Conquista, na Bahia foi sede do encontro de formação para coordenadores e assessores estaduais e diocesanos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe). O encontro que aconteceu nos dias 30 e 31 de agosto, foi realizado na paróquia Senhor do Bonfim, cidade de Planalto, teve a assessoria do padre André Luiz de Negreiros, secretário nacional da Pontifícia Obra da IAM e contou com a presença de Ana, coordenadora da IAM no Regional e 21 coordenadores e assessores de cinco dioceses.

Os coordenadores e assessores, foram acolhidas pelas famílias da paróquia, que com simplicidade e amizade expressaram sua alegria em acolher os missionários. Este acolhimento já é comum entre os paroquianos de Nosso Senhor do Bomfim animados pelo ardor missionário de seu pároco, o padre Irineu.

Após acolher os participantes, a coordenadora da IAM do Regional destacou a importância da formação. Na sequência, padre André falou sobre as principais campanhas católicas feitas no Brasil, como a Campanha da Fraternidade (1963), Campanha Missionária (1926) e Campanha da Evangelização (1997). Ressaltou a importância das coletas feitas nestas Campanhas, sendo que a coleta missionária, diferentemente das outras, deve ser enviada exclusivamente para as missões em todo o mundo. Isso é feito através das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

O assessor sublinhou a importância de motivar uma boa Campanha nas paróquias e depois repassar todo o valor arrecadado para as POM.

Padre André disse que a Campanha Missionária não se reduz só à coleta, mas deve suscitar a consciência missionária, através de um tema que ajude na formação para crescer neste ardor. Em 2014 a Campanha Missionária tem como tema: “Missão para libertar”, e lema: “Enviou-me para anunciar a libertação” (Lc 4,18). Retoma a questão do Tráfico Humano refletida na Campanha da Fraternidade deste ano.

Outra questão tratada foi esclarecer o período em que a IAM deve entrar na formação das crianças, em consonância e harmonia com a formação catequética, pois para ter uma boa caminha é preciso caminhar juntos.

O assessor falou também sobre a Exortação Apostólica Evagelii Guadium (a Alegria do Evangelho) do papa Francisco, sobre o 1º Congresso Americano da IAM e a influência da mídia na sociedade, nas famílias e principalmente na vida das crianças e adolescentes. Este é um grande desafio para os coordenadores e assessores da IAM.

A celebração de envio convidava a ser vela acesa, para resplandecer a luz do ardor missionário para dar frutos na missão.

Comunicação da IAM - Vitória da Conquista (BA)

Postar um comentário

0 Comentários