#FalaSério: Na Guatemala, crianças desnutridas, sem assistência nem ajudas


As condições de grave desnutrição das crianças das comunidades de Suchitepéquez, um dos 22 departamentos da Guatemala, levaram as mães a se lamentarem pela falta há mais de um ano de assistência e ajudas por parte do Governo, além de centros de saúde que não são capazes de inserir os pequenos nas listas dos beneficiários dos programas sociais.

A este problema se acrescenta o escasso nível de instrução dos pais, que torna ainda mais difícil para eles encontrar um trabalho bem remunerado. Na comunidade Nuevo Amanecer, algumas crianças comem terra para aplacar um pouco a fome. Muitos pais cedem suas refeições aos filhos.

Alguns meios de comunicação locais referem que representantes do Governo estiveram na região e fizeram fotos representativas da situação, mas continuam a não providenciar ajudas. O responsável pela área de saúde do departamento informou que este ano foram registrados 542 casos de desnutrição aguda, dos quais 392 moderados e 1 50 severos. Também acrescentou que 228 menores foram recuperados, segundo os dados de agosto.

FONTE: Agência Fides - 06/10/2014

Postar um comentário

0 Comentários