Infância e Adolescência Missionária de Abaetetuba (PA) realiza seu 1º Congresso


A diocese de Abaetetuba (PA) promoveu, nos dias 16 a 19, o 1º Congresso da Infância e Adolescência Missionária (IAM). O evento reuniu no colégio diocesano São Francisco Xavier e no salão da paróquia da Catedral Nossa Senhora da Conceição, em torno de 700 crianças, adolescentes, coordenadores e animadores da IAM, vindos de todas as paróquias da diocese.

Estiveram presentes também, alguns grupos de outras três dioceses do Pará. Os participantes foram acolhidos pelas de famílias das paróquias de Abaetetuba.

A coordenação esteve a cargo das Irmãs missionárias xaverianas juntamente com a coordenação da IAM do estado. Destacou-se o empenho e experiência da Irmã Marta, com o modelo de trabalho que já desempenhou nos anos de atividades no México. Para organizar e animar o Congresso, a religiosa envolveu um grupo grande de apoiadores e servidores. Foram dois anos de preparação com mini-congressos nas paróquias e vários encontros nos grupos o que garantiu o sucesso do evento. É marcante a força das religiosas que acompanham e animam a IAM.

O bispo de Abaetetuba, dom José Maria Chaves dos Reis, presidiu a missa de abertura e marcou presença nas atividades demonstrando seu apoio à Obra da IAM. O bispo destacou o protagonismo das crianças e adolescentes na missão. Vários padres também estiveram presentes.

O Congresso teve como tema: "IAM a serviço da missão", e lema: "Vocês são meus amigos" (Jo.15,14). A escolha deu continuidade ao 1º Congresso Americano da IAM realizado no mês de maio deste ano, em Aparecida (SP).

A programação contemplou várias atividades, tais como, reflexões com assessores, apresentações, testemunhos, filmes, momentos de animação e oração, terço missionário caminhando nas ruas da cidade e celebrações nas comunidades e no ginásio com a participação das familiares que hospedaram os congressistas.


Padre Camilo Pauletti, diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) esteve em Abaetetuba e acompanhou as atividades. Segundo ele “era visível a satisfação dos participantes e dos organizadores. Sabendo das dificuldades para este tipo de evento, podemos parabenizar a iniciativa. O congresso ajuda a animar, despertar e motivar nossa Igreja, para fazê-la mais missionária. Para isso, acreditando nos pequenos”.

Na missa de encerramento, presidida pelo diretor das POM, foi feito o envio de todos os participantes que na ocasião receberam uma cruz e fizeram o compromisso de seguir a Jesus Cristo.

Postar um comentário

0 Comentários