Em Araucária (PR), nasce novo grupo da Infância e Adolescência Missionária


A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é uma Obra Pontifícia fundada em 1843 na França por dom Carlos Forbin-Janson. Hoje está difundida em mais de 130 países. Apesar da grande abrangência, a IAM, sigla pela qual é conhecida, começa a dar seus primeiros passos na Comunidade São Francisco de Assis em Araucária (PR).

Tudo começou com uma conversa entre amigos, Vanderlei, coordenador paroquial da IAM na paróquia Senhor Bom Jesus e Nilson, coordenador geral da Comunidade São Francisco de Assis que sabendo a respeito do trabalho da IAM, teve a vontade de implantar esse projeto.

Sabendo sobre uma formação que ocorreria em breve para assessores da IAM, o EFAIAM, realizou alguns convites para que jovens pudessem atuar nesse trabalho. Três jovens aceitaram o convite e nos dias 4 a 6 de julho, Alexandre, Tatiane e Thyago realizaram o Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária em São José dos Pinhais (PR).

De volta com uma nova bagagem, os jovens passaram por todo um processo para definitiva inclusão da IAM na paróquia e no dia 1º de novembro realizaram o primeiro encontro com os coroinhas da Comunidade São Francisco de Assis.

Empolgados com esse novo caminho e com ajuda e apoio da comunidade, decidiram preparar uma celebração voltada para a IAM no intuito de buscar novas crianças e de marcar o início oficial do trabalho na paróquia.


Para a celebração, um convite especial foi feito à paróquia Senhor Bom Jesus, onde a IAM atua há mais de um ano, para que eles ajudassem na celebração. Animados com o convite, se encarregaram de mobilizar toda uma equipe litúrgica para celebrar o culto voltado para a IAM que ocorreu neste sábado, dia 8, na Comunidade São Francisco de Assis, presidida pelo diácono Marcos também da Paróquia Senhor Bom Jesus.

Não foi só uma celebração para a IAM, mas também uma troca de experiências entre crianças missionárias e assessores, demonstrando um espírito de união e fraternidade, porque quando se trata IAM, todos são amigos.

“Foi uma grande alegria poder plantar essa sementinha e acima de tudo, ver ela germinar, crescer, dar frutos e se espalhar na nossa missão como assessores”, testemunhou Vanderlei de Souza Pinto, coordenador da IAM na paróquia Senhor Bom Jesus. Ele recorda ainda o que diz o Evangelho de João (15, 7-16): “Se vocês ficarem unidos a mim e minhas palavras permanecem em vocês, peçam o que quiserem e será concedido a vocês. Não foram vocês que me escolheram, mais fui eu que escolhi vocês. Eu destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês permaneça. O pai dará a vocês qualquer coisa que vocês pedirem em meu nome”.

Informações da IAM em Araucária (PR)

Postar um comentário

0 Comentários