Infância e Adolescência Missionária, eu acredito!


A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é uma Obra Pontifícia que se tornou realidade em todo mundo. Ela não trabalha só, envolve-se com todos os movimentos e pastorais da comunidade em busca de melhores resultados em seus trabalhos, envolve-se também com problemas de outros lugares e realiza missões além fronteiras. Dessa forma, por ser uma Obra que traz ótimos resultados, tentamos  expandi-la ao máximo.

A IAM na Diocese de Paracatu, em Minas Gerais, é dividida em fases, podendo melhor acompanhar seus participantes: nos grupos de Infância Missionária trabalhamos com crianças até 12 anos; a Adolescência Missionária, com com adolescentes de 12 a 15 anos; os jovens acima de 15 anos inserem-se na Juventude Missionária. Em breve, teremos também as Famílias Missionárias, onde envolveremos as famílias das crianças já engajadas, as demais famílias de nossa comunidade,  como também, aquelas que sairão como frutos IAM e JM. Nosso desejo é envolver todos, desde a criança até o mais velho. A nossa esperança, assim como a do nosso papa Francisco é ter uma Igreja missionária.


Em nossa diocese, a IAM já está implantada nas cidades de João Pinheiro, Guarda-Mor, Brasilândia de Minas,  Bonfinópolis, Natalândia e  Buritis. Como exemplo desse trabalho, cito aqui a Paróquia Imaculada Conceição, de João Pinheiro, a segunda paróquia da diocese que acolheu a IAM e a fez ser conhecida pela comunidade, dando assim excelentes resultados. É um trabalho realizado com amor e dedicação dos animadores missionários; os quais, nesta comunidade, começaram com  quatro  (pároco mais três assessores) e hoje conta com mais de 25 assessores.

Esse trabalho tem se intensificado cada dia mais, e em compensação, os resultados positivos também. A IAM conta com  total apoio da paróquia, por este motivo tem aumentado o número de eventos. Já é uma tradição a realização do arraial da IAM, assim como a participação na missa das crianças e, uma vez por mês, a participação da JM nas missas da Paróquia. A paróquia, com a colaboração das crianças e jovens missionários, também realiza campeonatos de futebol, caminhadas missionárias, bate-latas para Jesus, pedaladas missionárias, acampamentos missionários, momentos de adoração e ainda  realizaram a "IAM Cultural", um concurso de redação em que as crianças escrevem sobre a Obra no mundo e em sua vida.


Aproveito para parabenizar a Paróquia Imaculada Conceição (pároco, assessores, crianças e seus familiares). O nosso desejo é suscitar o espírito missionário universal  entre as crianças, adolescentes e jovens, desenvolvendo neles o protagonismo na solidariedade e na evangelização e, por meio deles, em todo o Povo de Deus.

A IAM e JM não é um simples grupo é uma obra séria e comprometida com a missão.

De todas as crianças do mundo, sempre amigos!

Vanilda Duarte,
Coordenadora diocesana da IAM

Postar um comentário

0 Comentários