#FalaSério: Campanha a favor das crianças de Tipnis, para combater desnutrição e pobreza na Bolívia


Com o lema "Pão repartido para a vida do mundo", a Igreja em Cochabamba quer angariar fundos, no V Domingo da Quaresma, em 22 de março, para comprar remédios e alimentos para combater a desnutrição que aflige as crianças de Tipnis (Território Indígena e Parque Nacional Isiboro Sécure). A iniciativa foi apresentada pelo Padre José Gallo, Delegado Episcopal para a Pastoral Social da Caritas da Arquidiocese de Cochabamba.

Como refere a nota enviada a Fides, espera-se que este iniciativa possa inaugurar um programa mais extenso de solidariedade na Arquidiocese da região de Tipnis. A situação, de fato, não mudou muito desde que a Igreja elaborou um relatório a respeito em 2012, e o tinha apresentado para a Assembleia Permanente dos Direitos Humanos. O relatório foi redigido a pedido das próprias organizações indígenas da região. Naquele período, a Igreja se empenhou em trabalhar na região "a serviço das pessoas e das comunidades em situação de necessidade, pobreza e exclusão social, em colaboração e harmonia com outros organismos públicos e privados”.

Agora, é necessário substituir as iniciativas esporádicas com programas mais extensos e constantes ações. O Território Indígena e Parque Nacional Isiboro Sécure, mais conhecido como Tipnis, está situado entre os departamentos de Beni (província de Moxos) e Cochabamba (Chapare), é o quarto parque natural do mundo e o mais importante da Bolívia. Segundo os dados coletados por Fides, em Tipnis vivem mais de 60 comunidades, a pobreza é generalizada e muitas crianças morrem por falta de assistência médica, por desnutrição e por outras doenças.

FONTE: Agência Fides - 24/02/2015

Postar um comentário

0 Comentários