Assessores da IAM no Estado de Alagoas realizam encontro de aprofundamento na missão


Em busca de qualificação, assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM) no Estado de Alagoas realizaram, nos dias 24 a 26 de abril, mais um Encontro de aprofundamento. A formação que teve lugar no Centro Pastoral Pio XII, na cidade de Palmeira dos Índios (AL) reuniu 28 assessores da IAM das três dioceses do Estado e contou com a presença do padre André Luiz de Negreiros, secretário nacional da Pontifícia Obra da IAM.

Ao refletir sobre a teologia da criança, padre André destacou que a maneira dos pequenos se relacionarem com Deus é distinta daquela de um jovem ou um adulto. "Nós adultos não devemos imprimir o nosso jeito de fazer as orações ou incutir nossas convicções nas crianças, pois assim, nós deixamos de acreditar no protagonismo delas,” ressaltou padre André e acrescentou que, “o nosso papel como assessores é criar condições para que as crianças se comuniquem com Deus". Segundo ele, para que isso aconteça é necessário entender a base teológica e estabelecer estratégias pedagógicas e metodológicas adequadas para crianças e adolescentes.


Padre André trouxe também dados sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes, sendo esse um grave problema que contribui para a desagregação familiar deixando marcas físicas e psicológicas difíceis de cicatrizar. “Como pessoas que trabalham diretamente com crianças e adolescentes, temos que conhecer e desenvolver estratégias de intervenção para enfrentarmos essas situações”, alertou padre André.

Momento importante no encontro foi a avaliação da caminhada da IAM no Estado, onde se percebe bons frutos. Viu-se também a necessidade de se trabalhar em conjunto com as demais obras pontifícias. A coordenadora estadual da Juventude Missionária (JM) e assessora da IAM em Palmeira dos Índios, Irmã Ana Ferreira, lembrou que “a IAM e a JM devem andar juntas, uma sendo o apoio para a outra, e como nós temos o mesmo carisma, uma deve promover a outra”.

Para melhorar a articulação estadual, a equipe de coordenação provincial, que já contava com os assessores Amaro Jorge e Elisabethe Ferraz, ganhou novos membros das três dioceses: Janaina Calheiros, Silva Riego, Irmã Ana Ferreira, Rejane Oliveira, Sirlayne Cristina e a jovem Luane Lira que partilhou sua alegria em fazer parte desta Obra. “O real motivo que nos anima e nos une é o amor a Jesus Cristo, a missão de torná-Lo conhecido e amado, e o amor pelas Pontifícias Obras Missionárias”.

Comunicação da IAM em Alagoas.

Postar um comentário

0 Comentários