Rumo à 3ª Jornada Nacional da IAM - São Francisco Xavier

Olá garotada, sou a Irenia... De todas as crianças do mundo, sempre amigos.

Hoje, continuando a preparação da 3ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária, vamos conhecer um pouco a história de São Francisco Xavier. Vocês sabiam que o padroeiro das Missões também foi à Ásia?

Francisco Xavier nasceu num castelo na Espanha, que fica no continente europeu, era dia 7 de abril de 1506. Os pais são nobres e ele é o quinto filho, o caçula. O pequeno Francisco, até os seis anos de idade, era uma criança despreocupada, feliz. A família é está bem de vida, muito religiosa e unida. Mas logo a família sofre com as conseqüências da guerra entre Espanha e França. O castelo é destruído, o pai morre de desgosto, os irmãos mais velhos fogem para lutar contra a dominação de Castilha e Aragon.

O adolescente Francisco fica ajudando a mãe na administração dos negócios da família. Torna-se um moço forte, sadio, cheio de inteligência, vivacidade e simpatia.

Terminada a guerra, os irmãos mais velhos voltam e assumem a liderança da casa. Francisco, então, viaja a Paris, na França, para estudar na melhor universidade da época. Tem 19 anos. Como muitos jovens, aspira a cargos importantes. Sonha alto. Logo Francisco destaca-se nos estudos e na prática de esportes.

Xavier conclui o curso de Filosofia e começa a lecionar. Inácio de Loyola, seu colega de universidade ajuda-o a refletir sobre sua vida: “Mestre Francisco, de que lhe vale conquistar o mundo inteiro, se vier a perder sua alma?”. Com o tempo, a palavra e o exemplo de Inácio conquistam o coração de Francisco para o seguimento radical de Jesus. Ele abandona tudo, seus sonhos, suas conquistas, sua vida promissora, para formar com Inácio e outros cinco amigos, uma ‘sociedade’, que vão chamar “Companhia de Jesus”.

Um dia Inácio chama Francisco e diz: “Mestre Francisco, o rei de Portugal está pedindo ao Papa dois de nós para serem enviados à Índia. Escolhemos Rodrigues e Bobadilla, mas este, agora, ficou doente. Então, esta é a sua empresa!” Xavier responde na hora: “Estou pronto”. Arruma sua trouxa, duas calças e uma batina, e despede-se dos companheiros. Nunca mais os tornaria a ver nesta vida. Xavier vai de Roma a Lisboa. No dia 7 de abril de 1541, quando completa 35 anos de idade, Francisco embarca para as Índias.

Esteve na Índia e no Japão, seu desejo era chegar na China... Foi um dos maiores missionários do mundo, por isso, a Igreja considera que Francisco seja o missionário que mais converteu pessoas ao Cristianismo desde o apóstolo São Paulo.

Linda essa história, não é...? Agora, vamos assistir mais uma das grandes aventuras de Francisco Xavier na Ásia? "Francisco Xavier, o tesouro do Samurai" é a história deste homem valente que fez de sua vida uma aventura de fé e de coragem, levando a Boa Nova de Jesus Cristo desde as selvas da Índia até os castelos proibidos do Japão. Bom filme!

Postar um comentário

0 Comentários