Crianças e adolescentes da IAM participam de formação na Diocese de São Miguel Paulista


A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo (SP), realizou neste final de semana, 04 a 05 de julho, seu Encontro de Líderes Missionários Infantis (ELMI). A Casa Nazaré, na cidade de Suzano, foi o local escolhido para acolher os cerca de 50 participantes, crianças e adolescentes coordenadores dos grupos e assessores das dioceses de São Miguel Paulista e Guarulhos.

Na abertura, o coordenador diocesano da Obra, Rodrigo A. Piatezzi, lembrou os objetivos da IAM e do encontro. "Nós estamos hoje reunidos por causa do sonho de Dom Carlos Forbin Janson. O desejo dele eram que as crianças fossem salvas da miséria e da morte, batizadas e preparadas para serem futuros profissionais e missionários; como membros da Infância e Adolescência Missionária partilhamos deste mesmo sonho.", exortou o coordenador.

No sábado, as crianças e adolescentes participaram de quatro oficinas: Brinquedos e Brincadeiras, Comunicação e Missão, Dança e Espiritualidade Missionária. Segundo Larissa Reis, coordenadora do grupo da IAM da Paróquia de São Francisco de Assis dos Pequeninos, “esse encontro está sendo muito especial, pois estão nos mostrando como ser uma criança missionária, mas de uma forma diferente, por meio de momentos de oração, danças, encenações, brincadeiras, diálogos e confraternização".

Enquanto aconteciam as oficinas, os assessores participaram de uma roda de conversa que contou com a assessora da IAM na Diocese de Guarulhos, Maise Pereira; e de membros da equipe estadual da Juventude Missionária, a jovem Maiara Burani, e dos coordenadores, Diego Raposo e Diego Coelho; que partilharam experiências da caminhada missionária.

No fim da tarde, os participantes tiveram um momento especial de espiritualidade. Proporcionando um momento de oração e intimidade com Jesus, foi feita a Adoração ao Santíssimo Sacramento, que contou com a presença de Anderson Olim e sua família, membros da Renovação Carismática Católica na Diocese de São Miguel.

O frio e a chuva que caíram durante a noite não impediram o clima de animação e confraternização. Em espírito de festa, os participantes assistiram o filme Mulan e, em seguida, comemoraram a 10ª edição do ELMI com uma festa do pijama.

Em clima de oração, o domingo iniciou com a Via Sacra das Crianças. Após, foi realizada uma gincana, que de forma criativa, resgatou a história e carisma da IAM. O encontro foi encerrado com a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Álvaro Malheiros, da Paróquia de Santa Tereza.


"Levo para casa muitas coisas novas e divertidas, além de novas amizades.", partilhou Pedro Vinicius, de apenas 09 anos, da IAM da Paróquia de Santa Rosa de Lima.

Texto elaborado com colaboração dos participantes
da oficina 'Comunicação e Missão"

Postar um comentário

0 Comentários