#GotasMissionárias: Isso é verdade? Ah, fala sério!


Todos nós já ouvimos falar da história de Pinóquio, um menino de madeira que sonhava ser um menino de verdade. Pinóquio gostava muito de aventuras, porém, também possuía obrigações em casa junto ao seu pai Gepetto. Para conseguir se envolver em aventuras, o menino Pinóquio mentia, e mentia bastante. Lembram-se do que acontecia cada vez que ele mentia? Seu nariz crescia e crescia, sendo preciso que ele reconhecesse as suas mentiras e se arrependesse de tê-las realizado (mentiras pequenas, mas, algumas bem graves). Dessa maneira, a sua fada-madrinha tinha os meios para deixar o seu nariz normal de volta. Nesse conto de fadas é assim que as coisas acontecem, porém, na vida real não observamos narizes que crescem por causa de mentiras, mas percebemos a cada dia um crescimento de diferentes situações envolvendo mentiras de crianças e adolescentes, com consequências irreversíveis em algumas situações.

"Quem conta um conto aumenta um ponto" é uma expressão bem comum em nosso cotidiano que também nos questiona: 'aumentar um ponto' é também deixar de faltar com a verdade, é mentir. Como convivemos com os valores que recebemos dos nossos pais? Em que lugares colocamos em nossas vidas? Como ficamos ao perceber que fomos "pegos na mentira"? E quando percebemos a mentira vinda das pessoas que amamos?

Há um ditado popular que diz "a mentira tem perna curta", porque logo vem à tona, ou seja, logo, logo será descoberta. Na formação da personalidade das nossas crianças e adolescentes é necessário cuidar desde cedo, mesmo dos pequenos detalhes.

Neste sentido, quero ressaltar aqui a importância do papel do animador da Infância e Adolescência Missionária (IAM) junto às crianças e adolescentes e o seu testemunho missionário. "A verdade libertará vocês!" (Jo 8, 31-38), disse-nos Jesus ao convidar a anunciar a Boa Nova do Reino. Dessa maneira, construir relações centradas na verdade, no amor e no companheirismo, ajuda-nos a amadurecer na fé e a proclamar com toda força e alegria: Eu também sou amigo de Jesus! E você? Quer caminhar conosco?

De todas as crianças do mundo, sempre amigos!

Roseane de Araújo Silva,
Missionária leiga e pedagoga da Rede Pública do Paraná
FONTE: Revista Missões - Novembro 2010

Postar um comentário

0 Comentários