"IAM do Centro-Oeste a serviço da Igreja e da sociedade" foi tema do 17º ERIM


Aconteceu na cidade de Santo Antônio do Descoberto em Goiás, de 09 a 11 de outubro, o XVII ERIM - Encontro Regional da Infância Missionária do regional Centro-oeste da CNBB. Participaram cerca de 400 crianças, adolescentes e assessores vindos de sete dioceses do regional de Brasília, Goiânia, Luziânia, Ipameri, Anápolis, Uruaçu e Jataí.

O ERIM é um momento significativo para a IAM do regional, uma vez que é um encontro celebrativo e reúne as dioceses para troca de experiências, com momentos de palestras, de animação, oração, gincana missionária e noite cultural.

Na sexta-feira (9), os participantes foram recebidos com música e café da manhã, enquanto faziam o credenciamento. Na parte da tarde foi feita a abertura do encontro com a entronização da bandeira oficial da IAM, a bandeira do ERIM e o troféu celebrativo do regional com os mascotes da IAM.

Na abertura das atividades foi feito o pronunciamento pelos padres presentes no evento - padre Marcelo José, reitor e pároco do Santuário de Santo Antônio do Descoberto; padre Marcelo Gualberto e padre Luís Lauch, assessor e coordenador do COMIRE-CO, padre Inocêncio Xavier, assessor espiritual da IAM e JM, província de Brasília.

Na oportunidade foram convidadas as religiosas, irmã Renata, irmã Ana e irmã Maria das Mercês da arquidiocese de Goiânia, irmã Ludmila da diocese de Luziânia e irmã Elisa da diocese de Ipameri que está comemorando 50 anos de vida religiosa. As crianças cantaram parabéns em comemoração ao ano da vida consagrada.

Cada diocese fez uma apresentação sobre a situação das crianças em um país da Ásia no formato de painel temático. “Foi um momento de aprender sobre esses países e rezar pela situação de cada um”, destacou o coordenador estadual da IAM, Michael Amaro de Jesus.

A noite encerrou-se com a celebração eucarística e depois as crianças foram encaminhadas para casas de famílias onde ficaram hospedadas.

O sábado (10) começou com a palestra do padre André Luís Negreiros, secretário nacional da IAM que falou sobre o tema e lema do encontro: “IAM do Centro-Oeste a serviço da igreja e da sociedade, Viemos para servir”.  Padre André mostrou para as crianças a importância de servirem a igreja e a sociedade de várias formas.

A parte da tarde foi o momento da gincana com provas de perguntas sobre as diretrizes da IAM, desenho, poesias, quebra-cabeça. Depois desse momento as crianças foram para adoração ao Santíssimo Sacramento conduzido pelas religiosas presentes. Foi um dos momentos mais marcantes do ERIM, pois as crianças se aproximaram de Jesus e cada uma do seu jeito refletiu a situação das crianças da Ásia, rezaram e adoraram ao Senhor.


O dia encerrou com uma noite cultural, onde todas as dioceses apresentaram algo de sua cultura regional ou de algum país de Ásia. Foi momento de aprender e conhecer diversas culturas e danças regionais da China, Japão, Síria, Turquia, Rússia, Arábia Saudita e Índia.

O domingo (11) teve início com a caminhada e o terço missionário nas ruas de Santo Antônio do Descoberto. Depois foi realizada a avaliação feita pelos participantes.

O encontro terminou com a Santa Missa celebrada pelo bispo da diocese de Luziânia, dom Afonso Fioreze. No final da celebração foi anunciado que o próximo ERIM será na diocese de São Luís de Montes Belos em 2016.

Postar um comentário

0 Comentários