#NovenaMissionária: 8º Dia - O Grito que vem da Amazônia


A Pan-Amazônica é constituída pelo Brasil, Equador, Venezuela, Peru, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. A região inclui áreas urbanas, rurais, quilombolas, ribeirinhas, áreas de secas e de inundações, amplas estradas e vias barrentas, grandes florestas e o cerrado. Na Região vivem povos tradicionais, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas... As grandes metrópoles são povoadas de imigrantes, operários e desempregados. Em vista de uma maior comunhão e articulação na missão da Igreja naquela vasta região, em setembro de 2014, foi criada a Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM) que, em março de 2015, foi apresentada ao papa Francisco, em Roma.

A nossa Igreja servidora está presente na Amazônia, com missionários e missionárias que não deixam cair a esperança e a profecia. Existem projetos de Igrejas-Irmãs de apoio e solidariedade e a Comissão para a Amazônia da CNBB coordena diversas iniciativas de serviço. Contudo, há o alerta muitoclaro acerca dos problemas da região.

O bispo de Roraima, dom Roque Paloschi descreve a realidade: A Amazônia está sofrendo uma grande avalanche de projetos do capital nacional e internacional que vê a Região simplesmente como um espaço a ser ocupado e explorado”. Entre as atividades predatórias do meio ambiente e dos povos locais, estão o agronegócio, as monoculturas de cana-de-açúcar, soja, dendê e eucalipto. A criação do gado bovino em grandes extensões, as hidrelétricas, as estradas e outras grandes obras. As populações indígenas e ribeirinhas são as mais afetadas em seus direitos fundamentais, embora sejam verdadeiros guardiões da biodiversidade. Reconhecemos nesses povos a riqueza de sua diversidade étnica e cultural, seus saberes e conhecimentos, seu patrimônio espiritual que nos apontam para outros caminhos de relação entre as pessoas, entre o ser humano e a criação, e com Deus Pai e Criador.

Preces
- Para que as nossas Igrejas sejam mais solidárias e sensíveis com os apelos da missão na Amazônia, rezemos.
- Senhor, protegei os missionários e missionárias atuantes na região norte do Brasil, para que não deixem cair a esperança e a profecia, rezemos.
- Que os direitos dos povos nativos sejam respeitados, as florestas e as águas protegidas da ganância e da exploração, rezemos.

Oração do Mês Missionário
Pai de infinita bondade, que enviaste Jesus Cristo para servir, ilumina, com o teu Espírito, a Igreja discípula missionária para testemunhar o Evangelho a partir das periferias e, com a proteção de Maria servidora, manifestar o teu Reino em todo o mundo. Amém.

Postar um comentário

0 Comentários