Assessores da IAM participam de aprofundamento em Palmas (TO)


Iluminados pelo tema “Teologia prática infanto-juvenil”, cerca de 50 assessores e coordenadores da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e da Juventude Missionária (JM) do Regional Norte 3 da CNBB, reuniram-se de 12 a 14 de fevereiro na catedral do Divino Espírito Santo, em Palmas (TO), para o Encontro Regional de Aprofundamento da IAM.

O encontro teve a assessoria do secretário nacional da Infância Missionária, padre André Luiz Negreiros. Numa de suas reflexões, o secretário afirmou que “a criança, o adolescente e o jovem não são o futuro da Igreja, mas sim o presente, pois são membros e protagonistas da missão”.

O padre exortou os participantes a estarem sempre em processo de formação e não acomodarem-se. “Um de nossos maiores desafios é o amadorismo. Precisamos estar atentos para não levarmos a missão de qualquer jeito, só pela boa vontade”, destacou.

Partilha e construção foram as palavras chaves da formação. O facilitador procurou extrair dos assessores e coordenadores situações de sua próprias realidades e os trabalhos nos grupos bases. Padre André também trabalhou a história, metodologia, identidade e carisma da IAM e JM.

O jovem Tiago Elias partilhou que “o encontro foi momento para fortalecer o início da caminhada neste ano, deixou todos os assessores bem animados, prontos para a missão e com certeza voltaram para suas comunidades cheios de energia com a luz do Espírito Santo”.

O arcebispo de Palmas e referencial da comissão para a ação missionária do regional, dom Pedro Brito visitou o evento, acompanhado de dom Edson Damian, bispo de São Gabriel da Cachoeira (AM), e explicou a importância da missão para a estruturação do regional, colocando-se à disposição das dioceses para promover momentos formativos.


No período da tarde do sábado (13), os encontristas receberam a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida avaliada pelo jovem Maurício Martins como “a presença mais marcante de todo encontro”. A imagem permaneceu no local até o término do encontro.

Além da formação, no domingo (14), foi realizado o encaminhamento pelas coordenações estaduais da IAM e JM. O jovem Maurício Martins explicou que durante o Encontro Regional da Infância e Adolescência Missionária (ERIAM), em outubro de 2015, na cidade de Figueirópolis (TO), foi realizada uma eleição para nova coordenação, ficando o jovem Tiago Elias como novo coordenador estadual da Infância e Adolescência Missionária.

Fonte: JM - Regional Norte 3 da CNBB

Postar um comentário

0 Comentários