18 de maio - Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Olá, Garotada Missionária... Vocês sabiam que esta terça-feira (18) marca mais um Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes? A data foi instituída em 1973, depois de um crime bárbaro que vitimou uma menina de apenas oito anos em Vitória, no Espírito Santo.

O 18 de maio tornou-se um dia de luta e conscientização da sociedade para o combate a essa prática que, dia a dia, vitima centenas de crianças e adolescentes. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que ocorrem no Brasil, por ano, cerca de 100 mil casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Desses casos, menos de 20% chegam ao conhecimento das pessoas encarregadas de tomar providências.

Dados do disque-denúncia 100 mostram que, somente no ano de 2014, foram registradas mais de 24 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil. E esse número pode ser maior, se considerarmos que muitos desses casos não são denunciados.

Se somos amigos de todas as crianças do mundo, não podemos ficar parados! O Disque Direitos Humanos (100) é um canal de comunicação da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. O serviço de atendimento telefônico é gratuito e funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana.


Postar um comentário

0 Comentários