4ª Jornada Nacional da IAM na Arquidiocese de São Paulo


No dia 22 de maio, dia em que se celebrou a Solenidade da Santíssima Trindade, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Vila Albertina, pertencente à Região Episcopal Santana da Arquidiocese de São Paulo (SP), a celebração da 4ª Jornada Nacional da IAM, que tem como tema: "IAM do Brasil a serviço da missão na Europa", e o lema: "Vocês são meus amigos". O maior objetivo dessa jornada é celebrar os 173 anos da IAM no mundo e fazer com que a Infância e Adolescência Missionárias no Brasil tornem-se cada vez mais agentes participantes no processo da IAM no continente europeu, ou seja despertar uma consciência cada vez mais missionária, no processo de interação, vivencia da fé, partilha de dons e sobretudo na difusão do anuncio do Evangelho.

A jornada teve como programação: além da Celebração da Santa Missa, a qual foi presidida pelo padre Robério Crisóstomo da Silva, Missionário da Consolata e assessor da Infância e Adolescência Missionária na Região Episcopal Santana; e concelebrada pelo padre Adailton, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, tendo a participação da comunidade paroquial, os vários grupos  da IAM e assessores.

Logo apos a Santa Missa, todos encaminharam-se para o salão da paróquia onde houve um almoço preparado pela equipe de leigos da mesma comunidade  paroquial, em seguida, deu-se continuidade às atividades com animação, dinâmicas  de grupos, teatros, musicas e oficinas com temas diversificados relacionados ao continente da Europa.


Durante a celebração eucarística, as crianças realizaram sua consagração, assumindo assim o compromisso de ser fiel a missão, consagrando-se a Nossa Senhora, Ela que é a estrela da evangelização. Em seguida receberam o lencinho que tem a borda branca cor do continente europeu, simbolizando assim esse compromisso de celebrar com intensidade esse tempo de graça. Outro gesto significativo foi a entrega dos cofrinhos fruto do sacrifício em que cada uma das crianças deposita sua moedinha no compromisso de anualmente contribuírem com a missão da Igreja no intuito de despertar uma consciência missionária cada vez mais  positiva e saber que todos são chamados a dar da vossa pobreza.

No momento da consagração, esteve presente o Bispo responsável pela causa missionária na Arquidiocese de São Paulo, Dom Sergio de Deus Borges, o qual dirigiu sua mensagem a todos os grupos, motivando-os a abraçar cada vez mais com ardor missionário, pois a Infância e Adolescência Missionárias é uma semente do Evangelho que são lançada ao mundo, e cada cristão adulto deve apoiar e comprometer-se em caminhar somando forças, pois a missão deve acontecer é causa urgente na Igreja.

Portanto, agradecemos a Deus por esse evento, e pelo dom da vida de todas as crianças e assessores, pois um evento como esse  marca com intensidade a missão da Igreja, pois somos todos chamados a contribuir de forma direta com essa causa tão urgente sobretudo nos tempos de hoje, em que a fé cristã é abalada pelas ideologias deste  mundo descompromissado com os valores humanos -cristãos do ser da pessoa.

Padre Robério Crisóstomo,
IMC, animador vocacional.

Postar um comentário

0 Comentários