Assessores da IAM e JM de Roraima se reúnem em encontro de aprofundamento


As coordenações e assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM) do Estado de Roraima se reuniram, nos dias 14 e 15 de maio, juntamente com o Secretário Nacional da IAM, padre André Luiz de Negreiros, para um encontro de aprofundamento missionário, que teve como tema central “A Igreja, a criança e a missão”.

Ao longo do encontro, o secretário nacional foi apresentando dados sobre a realidade das crianças e adolescentes no mundo: cerca de 91 milhões de crianças passam fome no mundo, 1 milhão de crianças ingressam na vida sexual, 376 milhões de crianças caminham mais de 15 minutos para buscar água para consumo; frente a isso, os participantes se questionaram "somos amigos e solidários com os que sofrem?".

Padre André ainda falou sobre as fases da criança e do adolescente. "Crianças e jovens tem um olhar diferente, e são vistas de maneiras distintas. As crianças são vistas como meios para os fins, são utilizadas como ornamento durante épocas festivas, como no Natal e Páscoa, ou seja, servem de animadores em alguns momentos e esquecidas em outros.", lembrou o secretário nacional.

"Para evitar ou prevenir isso, a Igreja deve investir em catequistas e assessores qualificados, encontros e atividades correspondentes à idade, além de preparação e capacitação familiar. As crianças podem servir de exemplo para outras crianças, podem se doar e servir, podem aprender a compartilhar a fé e participar de viagens missionárias, para iniciar sua missão além-fronteiras.", continuou padre André.


Durante o encontro os participantes também puderam trocar experiências e planejar, em conjunto, as atividades da IAM e JM no estado.

A coordenadora estadual da IAM, Francisca Pereira, relatou sobre as dificuldades de caminhar sozinha à frente da Obra no Estado. Diante disso, foi proposto em se realizar os encontros celebrativos e formativos da IAM e JM em conjunto, para facilitar a presença dos assessores e melhor explanação dos temas de estudo; ainda, que os jovens da JM podem assessorar os grupos da IAM e ajudar no desenvolvimento da Obra a nível local.

Para a equipe organizadora, o encontro foi muito proveitoso e gerou frutos para o bom andamento das atividades, principalmente, com a ideia de ser criada uma equipe de coordenação para guiar a obra a levar a IAM para todos os cantos do Estado, fazendo com que as crianças sejam cada vez mais presentes nas atividades da Igreja e vivam a missão a cada dia.

O encontro contou com a participação de Rayane Sales e Thiago Ximenes, coordenadores estaduais da JM; Francisca Pereira, coordenadora estadual da IAM; as Irmãs da Caridade, Andréa e Virgilina; o jovem Djavan, da Pastoral Vocacional; o Sr. Carlos Trindade, da Pastoral do Batismo e irmã Renata, da Congregação das Ursulinas.

Com informações da IAM e JM em Roraima

Postar um comentário

0 Comentários