Encontro de Animação Missionária reúne assessores da IAM e da JM da Bahia


O Encontro de Animação Missionária da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e da Juventude Missionária (JM) do estado da Bahia foi realizado no centro paroquial Santa Tereza, em Serrinha (BA), com a presença de 22 pessoas de 8 dioceses.

O evento, promovido no período de 22 e 24 de julho, teve participação de assessores e coordenadores, paroquiais e diocesanos, da IAM e da JM e contou com a assessoria do padre André Luiz de Negreiros, secretário nacional da IAM.

Padre André dividiu o público em cinco grupos correspondentes aos continentes América, África, Ásia, Europa e Oceania. Cada um se responsabilizou por uma tarefa: oração inicial, oração final, preparação das missas, cantos, dinâmicas e auxílio na cozinha.

O primeiro dia de atividades foi aberto com a oração inicial. Em seguida, padre André conduziu a formação com o tema: A criança, a Igreja e a missão, abordando o papel da criança na Igreja, na bíblia, na missão e no mundo, bem como o seu tratamento pelos católicos e não católicos, trazendo dados estatísticos das realidades infantis como a exclusão, o tráfico, exploração, abuso, fome, adultização, consumismo e direitos negados. O sacerdote enfatizou o verdadeiro sentido da missão na Igreja tendo as crianças como protagonistas e chamou a atenção para as práticas e cuidados dos assessores e até mesmo do pároco e da própria comunidade.

Os participantes do Encontro receberam a visita do bispo da diocese de Serrinha, dom Ottorino Assolari, que desejou um bom encontro a todos.

Depois do almoço os trabalhos foram reiniciados com dinâmicas e cantos de animação. Padre André continuou sua apresentação abordando a temática da adolescência e as referências das realidades que os influenciam. O secretário destacou que os adolescentes são um “público exigente”, e que como Igreja, precisamos estar atentos, sempre nos formando e nos atualizando para acompanharmos as mudanças contemporâneas.

Como aprimoramento do conhecimento, padre André propôs aos grupos dos continentes elaborar uma dinâmica que pudesse favorecer a comunicação dos adolescentes com Deus. Cada grupo pôde observar e apresentar um método e uma linguagem diferentes.

As dinâmicas foram concluídas com a reflexão do padre André sobre as influências dos meios de comunicação, sobretudo a internet, no comportamento dos adolescentes.

Os assessores partilharam várias realidades nos diferentes contextos onde cada um atua, ilustrando exemplos e experiências pessoais.

As atividades foram encerradas com a celebração da santa missa, presidida pelo padre André e concelebrada pelo padre José Valdo dos Santos Filhos, da diocese de Bom Jesus da Lapa (BA). Após o jantar, houve noite cultural, onde cada grupo apresentou dinâmicas e louvores. 

No último dia do Encontro as atividades foram conduzidas por Ana Castro, coordenadora estadual da IAM. Os participantes puderam fazer uma avaliação do evento. Depois dos relatos e da partilha de experiências, o Encontro foi concluído com a oração de envio.

Com informações da IAM, Bahia

Postar um comentário

0 Comentários